Fórum reúne mais de 1.000 pessoas no EducaMais Jacareí

Escutar áudio do texto

Essa terça-feira (30) foi dedicada a debater os rumos do desenvolvimento econômico de Jacareí. Para isso, mais de 1.000 pessoas estiveram no EducaMais Jacareí, durante todo o dia, participando de palestras, debates, rodas de conversa e visitando os stands dispostos no entorno da Sala Ariano Suassuna.

O evento foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com cerca de 50 representantes do setor empresarial, sociedade civil organizada, líderes de diversos segmentos econômicos e universidades.

Em seu discurso de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, afirmou que “nosso objetivo é trazer essa discussão de um plano de desenvolvimento para nossa cidade. Queremos ouvir a população, entidades, órgãos e setor público”, comentou.

O secretário falou ainda sobre a pesquisa de compra que está sendo realizada em parceria com um instituto, “utilizaremos essa pesquisa para sermos ainda mais assertivos nas ações daqui pra frente”.

Bianca Colepicolo, secretária-adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, também esteve presente no evento e comentou sobre a profissionalização da administração pública. “Muito se fala sobre profissionalizar a administração pública. Mas vejo nesse evento um retrato bem claro de construção coletiva e planejamento. É isso que os municípios precisam”, comentou a secretária adjunta.

O evento ainda contou com uma palestra do prefeito Izaias Santana, que apresentou as ações da prefeitura nos âmbitos de saúde, infraestrutura, turismo e desenvolvimento. Além dele, foram feitas apresentações sobre o cenário econômico pós-eleições, com a economista Victória Werneck, apresentações dos programas ‘Investe SP’, ‘Desenvolve SP’ e ‘BNDS’, fóruns setoriais workshops, atendimentos a empresários e uma mesa redonda sobre Turismo e Economia Criativa.

Renato Barros, gerente de negócios do ‘Investe SP’, comentou sobre o papel do programa no empreendedorismo do município. “Trabalhamos muito próximos com empresas de diversos tamanhos, fazendo com que possamos contribuir com o desenvolvimento do município”, disse.

Pesquisa de Hábitos de Consumo: Com o objetivo de identificar hábitos, atitudes e comportamentos de compra da população de Jacareí, bem como mensurar a percepção dos consumidores acerca do comércio local, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo, em parceria com o Instituto Federal São Paulo (IFSP), realizaram na cidade uma pesquisa inédita sobre o comportamento de compra dos jacareienses.

A pesquisa foi elaborada na metodologia quantitativa, contendo 45 questões, todas objetivas de múltipla escolha, dentre elas, as de identificação do perfil do respondente, como idade, gênero e renda, que viabilizam a segmentação da população por categorias cruzadas, com base em padrões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), como por exemplo, mulher, de 18 a 34 anos e renda de R$1.874,01 a R$3.748,00.

Na prática, espera-se entender o comportamento do consumidor, garantindo a oportunidade de melhoraria do comércio da cidade, elevando a qualidade do varejo aos munícipes, além de também reter o seu consumo em Jacareí, gerando o crescimento econômico e o emprego na cidade.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)