Fim das enchentes: obras do Turi estão perto da conclusão

Principal afluente do Rio Paraíba que cruza a área urbana de Jacareí, o transbordo do córrego do Turi sempre foi motivo de preocupação para a população da cidade, especialmente nos bairros que margeiam seu leito, e tem suas ruas e calçadas tomadas pela lama durante o período de chuvas.

As obras de represamento do Turi na região central e a criação de três piscinões nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, na região leste, foram pensadas para resolver definitivamente o problema, evitando que o volume de água consiga se concentrar em determinado trecho.

Para tanto, foram investidos mais de R$ 15 milhões, entre recursos municipais e federais, em obras que estão aceleradas e serão totalmente entregues ainda neste semestre.

“É uma conquista de Jacareí. Traz sossego e qualidade de vida para toda uma região e segurança para a cidade como um todo”, explica Celso Florêncio, secretário municipal de Governo.

As obras chegaram a ser totalmente abandonadas, em 2015, com contratos suspensos e embargos. Entretanto, a atual administração retomou o tema em conversas em Brasília, esteve com técnicos da Caixa Econômica Federal e fez novas licitações, reiniciando os trabalhos e acelerando a fase final, para que a cidade possa enfrentar a temporada de chuvas com uma solução definitiva. Neste mês de julho, 92% dos trabalhos já foram concluídos pela Secretaria de Infraestrutura de Jacareí.

Obras no Turi – O córrego do Turi passa por locais adensados como a Siqueira Campos, Parque Itamaraty e Parque da Cidade, antes de desaguar no Jardim Paraíba. Além dos três bolsões, o projeto visa represar o córrego antes de ele chegar nestes pontos, para evitar que encha e alague estas regiões. Toda a região do Alvorada, Vila Guarani e o entorno entre a Avenida Nove de Julho e o Rio Paraíba também serão diretamente beneficiados com as obras, resguardando os bens e imóveis, e, principalmente, protegendo vidas.

Legenda: Obras nos piscinões do Turi em fase final