“Férias no Viveiro” agitará o mês de janeiro com trilhas contemplativas

Entretenimento para a população não vai faltar nas férias de janeiro, com a segunda edição do projeto Férias no Viveiro. Serão realizadas trilhas contemplativas monitoradas pela Secretaria de Meio Ambiente no Viveiro Municipal “Seu Moura” durante todo o mês, aos domingos (07,14, 21 e 28) das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Para participar, é necessário agendamento prévio pelo telefone 3953-3917. A meta principal do projeto é multiplicar o número de frequentadores do Viveiro nesse período de férias, oferecendo a essas pessoas uma opção saudável de lazer em contato direto com a natureza.

“Vamos oferecer à população jacareiense mais uma opção de lazer com caminhadas em trilhas leves de contemplação da natureza, para grupos de visitação de todas as idades”, disse o gerente do Viveiro Municipal e Arborização, Marcos Avlis.

As atividades são gratuitas e destinadas à todas as famílias, que quiserem passar uma manhã ou tarde naquele espaço, com tranquilidade e segurança. No final da trilha as pessoas podem encerrar o passeio com um piquenique. O percurso e o tempo serão de acordo com as condições físicas de cada grupo, montado na recepção dos participantes na entrada do Viveiro.

Na ocasião, o gerente fará um breve relato da história do local, do início ao término das trilhas, enfatizando sua importância para a cidade e sua influência na saúde da população, abordando temas como a fauna, flora e a água gerada para a bacia do Rio Paraíba do Sul através das nascentes.

A primeira edição do Projeto “Férias no Viveiro” ocorrida no último mês de julho de 2017 foi um sucesso, com a visita de cerca de 500 pessoas de todas as idades, em quatro domingos. “Para nossa surpresa, na sua grande maioria, eram moradores de bairros muito próximos que até então desconheciam as belezas naturais desse espaço, o que nos possibilitou uma aproximação maior daquela comunidade, falando da importância de mantermos essa área, que além de ser um provedor de águas para a bacia do Rio Paraíba do Sul, tem também um papel importantíssimo na saúde da população que reside no entorno”, ressaltou.

Toda a população está convidada para conhecer esta área verde e conferir de perto o Casarão Centenário, o Caminho das Borboletas, o Anfiteatro, a Trilha das Águas, a Catedral, a Ponte Pau-Brasil, Arena Brasileira, Casa do Saci entre outros.

As pessoas que vierem conhecer o Viveiro devem colocar calça comprida, calçado fechado e camiseta com manga. Outra dica importante é o uso de repelente. O local possui ainda rampas para cadeirantes e deficientes visuais.

Informações:

Data: 07,14, 21 e 28 de janeiro

Horário: das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Faixa etária: qualquer idade

Local: A cinco minutos do Centro, na Estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande.

Agendamento: 3953-3917

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)