‘Feira dos Trilhos’ revela produção artesanal da cidade

A caminhada que a pedagoga Andrea Alves faz costumeiramente no Parque da Cidade, região central, foi mais longa no último domingo (10). Acompanhada de duas filhas, ela esticou o percurso até a ‘Feira dos Trilhos’, localizada a poucos metros do parque, e que reúne variedades de artesanato, praça de alimentação, além de shows, recreação, ações educativas e sociais. “Fiquei encantada com a quantidade de coisas, tem até sugestões de produtos para trabalhar com as crianças na escola. Sem dúvidas tem tudo para ser uma atração na cidade”, comentou a pedagoga.

Instalada no Pátio dos Trilhos, a feira é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí com o objetivo de divulgar a produção de artesanato e artística como música e literatura, que revelam a identidade cultural da cidade, e consequentemente promover a geração de renda, além de divulgar serviços públicos municipais como o programa de castração de animais, Banco do Povo, entre outros.

A escolha do domingo, segundo os organizadores, é uma maneira de aproveitar melhor o Pátio dos Trilhos, considerado um dos cartões postais da cidade, como um espaço para lazer e turismo.  Inicialmente, a intenção é que a ‘Feira dos Trilhos’ ocorra pelo menos um domingo por mês. A próxima edição já tem data marcada para 1º de julho.

Moradoras de Jacareí, as filhas de Andrea também aprovaram a iniciativa. “Vou me casar este ano e acabei descobrindo que há uma barraca com artigos de decoração para festas de casamento”, revelou Fernanda Alves do Nascimento, 24 anos. Enquanto que a irmã, Andressa Alves do Nascimento, 27 anos, ficou entusiasmada com a variedade de artesanato. “Espero que mais pessoas venham prestigiar, pois são produtos da nossa cidade”, ressaltou.

E não foi só o público que costuma caminhar no Parque da Cidade que aproveitou o domingo para conhecer a ‘Feira dos Trilhos’. A aposentada Elay Braga comentou que gostou de ver o Pátio dos Trilhos com tantas atrações. “É muita coisa bonita, que dá vontade de levar tudo”, disse. “Muito boa essa iniciativa de movimentar o centro, porque aos domingos aqui não tem nada para fazer. E a feira é uma opção para a gente que é morador e também para quem visita a cidade”, acrescentou.

A ‘Feira dos Trilhos’ tem a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Cultural de Jacareí, e reúne atividades do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e das secretarias municipais como Esportes, Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social, entre outros setores de prestação de serviços, além das atrações culturais e gastronômicas.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)