Feira Agroecológica é opção para consumidor

Verduras, legumes e frutas da estação direto do produtor e, melhor, sem a utilização de produtos químicos. A opção agradou a assistente social Najah Maluf, na “Feira Agroecológica”, realizada pela primeira vez dia 9, na Praça Raul Chaves, e continuará todos os sábados, entre 7h30 e 12h30.

“Achei ótima a ideia. Agora já sei onde vou fazer a feira. Hoje estou levando pouca coisa porque vim desprevenida”, comentou.

A feira é uma novidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de estreitar o relacionamento com o produtor e o consumidor final, valorizando o cultivo agroecológico, com respeito à sustentabilidade. A iniciativa é feita em parceria com o Cati Jacareí (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e a APROAJ (Associação de Produtores Rurais Orgânicos e Agroecológicos de Jacareí).

O diretor de Agricultura e Abastecimento, José Moreno, explica que, inicialmente a feira envolve dez produtores rurais agroecológicos do município. “Serão comercializados todos os sábados, verduras, legumes, frutas da estação, além de geleias artesanais, sem a utilização de produtos químicos”, destaca. Além da comercialização dos produtos, a feira tem ainda atração cultural com artistas locais em apresentações musicais.

Haroldo Braga, presidente da APROAJ, ressalta o respeito dos produtores com a produção de cada um dos produtores: “Todos os produtos ofertados na feira são produzidos com recursos disponíveis em cada propriedade, utilizando técnicas que não degradam os recursos naturais”.

Edital – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa que o Edital de Chamamento de Pequenos Produtores para o Programa “Feira Agroecológica” está aberto e os produtores interessados devem procurar a Diretoria de Agricultura e Abastecimento. A Diretoria de Agricultura e Abastecimento fica na Praça Raul Chaves, 82 – Centro.

(Rosana Antunes/Márcio Moura – Foto: Alex Brito/PMJ)