Farmácia municipal atinge 97% do estoque de medicamentos

São realizados, em média, 76 mil atendimentos para a dispensação de medicamentos por mês.

Não é fácil manter o estoque de medicamentos em dia. A alta rotatividade, a grande variedade de medicamentos e as dificuldades burocráticas de compra do poder público são fatores que sempre deixa ligado o ‘alerta’ das gestões.

Na contramão desses fatores, a Secretaria de Saúde atingiu neste mês de maio 97% do estoque de medicamentos da Farmácia Municipal.

Os 3% ainda em falta representam cinco itens, de baixa rotatividade, que, por isso, enfrentam problemas nos trâmites de compra pública, como pregões fracassados por falta de empresas interessadas em realizar o fornecimento à Prefeitura. Nesses casos, foram providenciadas compra direta e a administração aguarda a entrega dos produtos nos próximos dias.

“Bater essa marca é muito importante. Temos nos esforçado muito para conseguir manter sem nenhuma baixa nosso estoque”, comemora a gerente de Assistência Farmacêutica, Cristiane Avanci.

A secretária de Saúde, Rosana Gravena, afirma saber das dificuldades para as compras de alguns medicamentos, “mas, mesmo assim, estamos achando alternativas, como as compras diretas, para que o estoque não fique desfalcado. O município faz sua parte e não mede esforço para não faltar remédio para nossos munícipes. Atingir essa marca é uma grande vitória”, conclui.

Em média, 850 pessoas retiram medicamentos diariamente, todos por meio de prescrição médica do SUS, na Farmácia da Cidade, localizada no complexo do SIM – Serviço Integrado de Medicina.

Além disso, todas as Unidades de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também realizam a dispensação de medicamentos diariamente.

A lista de medicamentos disponíveis para os usuários do SUS, fornecidas pelo município, conta com 295 tipos de medicamentos e pode ser conferida no site da Prefeitura, através dos links https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Lista-de-Medicamentos-PADRONIZADOS-PDF-1.pdf e https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Lista-de-Medicamentos-PADRONIZADOS-2.pdf.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)