Familiares e amigos prestigiam troca de nome de Creche

A creche Villa Branca (avenida Tarsila do Amaral, 191) recebeu outro nome nesta sexta-feira (20) em cerimônia com a presença de autoridades municipais, vereadores, familiares e amigos. A creche passou a se chamar “Odette Tertuliano de Oliveira” em homenagem a esta professora, que era muita querida entre as pessoas presentes.

Na oportunidade, o prefeito Izaias informou que já foram entregues seis creches desde o início da administração. “Duas já tem nome, porque nós definimos no início que só daremos nome de professores e educadores para as unidades”, disse.

“Em dezembro entregaremos a creche Maria Amélia, que será a sétima desta gestão. O nome carrega a nossa honra, a nossa história, os nossos valores. Quando colocamos o nome em um espaço, a gente quer que as pessoas recebam os nossos valores. É como se a professora Odette fosse madrinha de todos as crianças que passarem por aqui”.

A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino agradeceu a presença de todos e destacou que, quando se fala em educação, o cuidado com os bebês é muito importante, desde o chão da escola até a gestão, sempre com a mão no coração e no acolhimento de tudo”.

“A professora deixou um legado. Muitas pessoas passaram pelas mãos da Odette. É uma honra enorme ter o nome da professora. Traz uma energia para todos. A Secretaria Municipal de Educação está honrada da família ter aceito o convite. É assim que a gente cuida da educação, com o coração, com carinho e com respeito”.

A sobrinha neta da professora Odette, Letícia Tertuliano Vilela, leu toda a trajetória da homenageada. Já a amiga América Prianti disse que elas trabalharam 20 anos juntas na escola estadual Carlos Porto e fizeram faculdade na mesma sala. “A Odette e eu somos praticamente uma pessoa só”, falou.

Após o descerramento da placa a sobrinha neta disse emocionada que o sonho da professora era ter uma escola com o nome dela.

História da professora – Odette era filha de João Tertuliano de Oliveira e Brasilisia de Oliveira. Natural de Jacareí, faleceu em 2018, com 94 anos. Estudou na Escola Mista – Bairro do Rio Abaixo; Grupo Escolar – “Coronel Carlos Porto”; Ginásio Estadual de Jacareí; Escola Normal Livre Municipal de São José dos Campos; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – São José dos Campos e Universidade de Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

Ingressou no magistério, trabalhando nas cidades de Lagoinha e Registro. Em Jacareí, lecionou na Escola Mista, no Bairro do Bom Jesus, no Grupo Escolar “João Feliciano” e no Grupo Escolar “Coronel Carlos Porto”.  Concomitantemente, preparava os alunos para os Exames de Admissão ao Ginásio.

Após graduação em Letras e Literatura Brasileira, lecionou para os alunos da 5ª a 8ª série, nas escolas: E.E. “Prof.ª Hermínia Silva de Mesquita”; E.E. “Dr. Pompílio Mercadante”; E.E. “Francisco Feliciano Ferreira da Silva”; E.M.E.F. “ Silvio Silveira Mello Filho”; E.M. E. F. “Prof. Tito Máximo”.

Colaborou como catequista na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e foi voluntária em várias entidades assistenciais. Foi presidente por três mandatos no Cantinho da Providência e na Cruzada de Assistência de Jacareí. Cooperou nos Projetos das Missões e pertenceu à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, sempre amparando os necessitados, com sua bondade, tranquilidade e determinação.

Sobre a creche – A creche já vem funcionando desde fevereiro de 2018, com atendimento para 180 alunos. O prédio conta com sete salas de aula, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação. O investimento foi de R$1.750.000,00. Na creche são atendidos alunos do Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.