Experimento com motoristas de ônibus finaliza a ‘Semana do Ciclista’ em Jacareí

Escutar áudio do texto

O experimento social vai acontecer nesta sexta-feira (30), às 9h, na garagem da JTU

Encerrando as atividades da ‘Semana do Ciclista’ deste ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou para esta sexta-feira (30), às 9h, na garagem da empresa JTU (Jacareí Transporte Urbano), a vivência ‘Sentindo na Pele’.

Os condutores de ônibus da empresa responsável pelo transporte público de Jacareí poderão vivenciar a realidade do ciclista no trânsito da cidade, com a percepção da condução do veículo sobre a lei que determina 1,50 metros de distância entre bicicleta e o ônibus.

Jean José Almeida Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito, reforça que, o objetivo principal do experimento social é conscientizar os motoristas de ônibus para adquirir mais cuidados ao transitar pelas vias, garantindo assim, mais segurança aos ciclistas. “Na ação, é promovida também uma reflexão sobre a norma do Código Brasileiro de Trânsito na qual afirma que, um veículo maior deve sempre cuidar de um veículo menor. Neste caso, os motoristas devem aprender a respeitar os ciclistas”, afirma.

Semana do Ciclista – A campanha tem o objetivo de promover o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres, e conscientizar a população para que tenham boas atitudes promovendo mais segurança no trânsito. Outra proposta é também estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e a prática esportiva como instrumento de qualidade de vida, utilizando sempre os equipamentos de proteção.

Confira a programação da sexta-feira:

9h –  Experimento social com os motoristas da JTU “Sentindo na Pele” na garagem da empresa.

16h30 às 17h30 – Av. Getúlio Vargas.