Evento debate políticas públicas contra a violência sexual

Teve início, na manhã desta terça-feira (22), o ‘Faça Bonito’, no EducaMais Jacareí, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento visa capacitar a rede de proteção, na prevenção e repressão a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.

Para isso, foi criado um ciclo de palestras com temas ligados a área. Abrindo a programação, a pedagoga e mestre em educação sexual Caroline Arcari apresentou a palestra ‘Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Auto Proteção’.

Nosso foco é sempre criar ferramentas para que o jovem saiba reconhecer que existe uma equipe que o protege e o ciclo abusivo seja quebrado. É importante que tenhamos sempre momentos como esses, de debate, para deixar esses ‘nós’ da rede protetiva cada vez mais fortificados”, explicou a palestrante.

Estiveram presentes no evento representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança e Defesa do Cidadão e Educação, os chamados de ‘rede protetiva’. Além disso, o prefeito Izaias Santana, secretários, vereadores, representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, representantes da Diocese de São José dos Campos e da Primeira Igreja Batista de Jacareí também prestigiaram a solenidade.

Fazendo a abertura do evento, o prefeito Izaias Santana comentou sobre a importância do debate na criação de políticas públicas. “Se olharmos ao redor, sempre encontraremos motivos para lutar. São pragas que precisamos combater juntos. Eventos como este as tiram de debaixo do tapete, evidenciam e nos fazem conseguir articular, prevenir e enfrentar a exploração sexual. Este é o nosso desafio: criar políticas públicas para garantir a dignidade do ser humano”, comentou o prefeito.

No período da tarde, a palestrante Caroline Arcari apresenta sua palestra ‘Os Desafios da Auto Proteção de Crianças e Adolescentes Contra a Violência Sexual’, a partir das 14h. Além das duas palestras, o evento contou ainda com a apresentação do grupo ‘Etheos Artes’, da Primeira Igreja Batista de Jacareí, com a apresentação de dança ‘Antecedência’ e o jogral ‘Cordel Fluxo de Violência’, composto por profissionais da Secretaria de Saúde.

18 de Maio: O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi criado devido ao ocorrido em 1973, quando uma menina de Vitória (ES) foi vítima de sequestro e violência sexual, seguida por assassinato. Os agressores jamais foram punidos.

Após o ocorrido, a Lei Federal 9.970/2000 instituiu a data como oficial para o combate e teve como principal bandeira ideológica a mobilização da sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes na luta contra o fim da violência sexual.

Como denunciar: Procure o Conselho Tutelar de sua cidade, delegacia especializada em crimes contra crianças ou adolescentes. O Disque Direitos Humanos é o número 100 e em caso de emergência, ligue 190.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)