Estudantes discutem Plano sobre ciclovia na cidade

Uma plateia jovem e preocupada com o futuro da cidade participou da 2ª audiência pública sobre Plano Cicloviário Municipal, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana, na noite de terça-feira (17), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Estudante do curso técnico de Administração, Gabriela Maria de Freitas, 19 anos, está engajada, quando o assunto é “ciclovia”, apesar de garantir que nunca pedalou pelas ruas da cidade.  Em abril, ela iniciou o projeto de estudo com o objetivo de contribuir para uma “cidade sem congestionamentos e mais qualidade de vida”.  “Não ando de bicicleta e nem me arriscaria, pois sei que é muito perigoso. Infelizmente, conheci ciclistas que perderam a vida porque foram atropelados”, disse.

O estudante Clayson Arantes, 18 anos, disse que “usa a bicicleta para tudo” e por isso fez questão de participar da discussão. “Andar de bicicleta em Jacareí é um desafio, porque a cidade não foi planejada para esse tipo de transporte. Torço muito para esse plano sair do papel”, comentou.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, a intenção das audiências públicas é justamente estimular a participação popular. “A gente viu a cidade se desenvolver sem espaço para o ciclista. Por isso, estamos promovendo a audiência para que quem usa a bicicleta possa opinar e assim possamos nortear o plano”, destacou o secretário.

A diretora de Acessibilidade, Ana Quina reforçou a contribuição da população para a construção do plano. “O ideal é que a cidade fosse pensada para acolher a bicicleta, mas como isso não ocorreu, vamos incluir. Não podemos deixar os ciclistas desprotegidos e vulneráveis a acidentes”.

A audiência contou ainda com a presença do diretor de Transporte Rodrigo Hoelzle e do professor Ronan Quintão, que há dois anos e meio realiza pequisas etnográficas sobre consumo de ciclismo de estrada.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Alex Brito)