Escolas Municipais apresentam “Práticas de Educação Alimentar e Nutricional 2019”

As “Práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) 2019” estão sendo apresentadas pelas escolas municipais nesta segunda-feira (04) no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento reúne profissionais do setor de Nutrição da Secretaria, nutricionistas da empresa contratada para o fornecimento da alimentação escolar (SHA), conselheiros da Alimentação Escolar, estudantes de Nutrição, diretores, professores e outros.

No ano de 2018 também foi realizado este mesmo tipo de iniciativa. As escolas se inscrevem e apresentam as atividades realizadas com os alunos no decorrer do ano. Cada unidade conta um pouco das suas experiências. Para este ano foram selecionadas seis escolas como apresentadoras.

A EAN, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Deve-se considerar todas as fases do curso da vida, ou seja, as atividades de EAN devem ser planejadas e realizadas considerando a idade dos alunos. As ações de EAN nas escolas objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e sua qualidade de vida.