Escolas da Rede Municipal recebem mostra de curtas-metragens

3.800 alunos terão acesso a mostra que acontece em dezembro

A Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy realizará em dez escolas da Rede Municipal de Ensino, a Mostra de Curtas-Metragens, com produções selecionadas pela 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos. A abertura do evento será realizada no próximo dia 4 de dezembro, às 10h, na Sala Mario Lago, onde serão divulgadas às escolas a programação completa.

De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa é uma das estratégias do Governo Federal para difundir e consolidar a importância da cultura e da educação em Direitos Humanos, contribuindo com ambientes de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica, culminando na formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Após a exibição dos filmes, serão realizadas atividades complementares com os alunos como dinâmicas, rodas de conversas e expressões por meio de desenhos, frases ou poesias, tudo para contribuir com a contextualização dos temas junto às crianças sobre os assuntos abordados.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “essa iniciativa vem consolidar tudo o que vem sendo realizado a nível educacional em Jacareí relativo a valores humanos, a cidadania e tudo aquilo que é necessário para continuarmos avançando na educação no município”, comenta.

Para auxiliar os professores nessa missão, as escolas receberão um documento orientador sobre o circuito e uma apostila com o seguinte conteúdo: O que é Educação em Direitos Humanos; Pedagogia do Afeto; Sinopse dos filmes curtas-metragens; Referências bibliográficas sobre Educação em Direitos Humanos.

Todas as escolas receberão uma mídia DVD com recursos de acessibilidade para a transmissão e após o evento, os títulos farão parte do acervo de cada unidade.

Abaixo você confere a lista completa dos curtas-metragens e o cronograma das escolas que receberão a mostra:

Imagine uma menina com cabelos de Brasil

Alexandre Bersol / Brasil / 2010 / 10 min / Ficção

Temática: respeito à diversidade

Hora do Lanchêêê

Claudia Mattos / Brasil / 2015 / 15 min / Ficção

Temática: direito à alimentação adequada

Mônica Toy – Nana Nenê

José Marcio Nicolosi / Brasil / 2016 / 30 seg / Ficção

Temática: direitos das mulheres

Mônica Toy- Mônica Freestyle

José Marcio Nicolosi / Brasil / 2014 / 30 seg / Ficção