Escola municipal faz homenagem surpresa para alunas da EJA

As aulas do primeiro semestre da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em toda a rede municipal de Jacareí, foram encerradas na semana passada. Mas no último sábado (8), a equipe da EMEF Conceição Magalhães Silva, no Jardim Paraíso, celebrou com alegria a finalização de mais esta etapa, fazendo uma homenagem especial e surpresa, com uma carreata, até a casa das alunas que concluíram esta fase ‘com louvor’.

“São guerreiras, que venceram os desafios e obstáculos que a vida lhes deu. E realizaram o sonho que há muito foi postergado”, destacou a diretora da escola, Ana Cristina Monteiro, explicando que, agora, estas alunas irão para a escola estadual.

Todo ano, a EMEF Conceição Magalhães faz uma despedida e, também, uma homenagem aos alunos aprovados. “Porém, na atual situação, ficou inviável. Mas conversamos com as famílias e, respeitando as orientações da saúde, entregamos o certificado de conclusão do Ensino Fundamental I para estas alunas”, disse a diretora. “Parabenizo as alunas Maria do Carmo, Antônia, Aurora, Maria Aparecida e Roseli, porque são merecedoras do nosso carinho”, concluiu.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “são iniciativas assim que fazem toda a diferença, apesar da pandemia”.

Aulas no período pré-pandemia

Matrículas abertas – Quem quiser voltar a estudar ainda este ano pela EJA, pode solicitar sua matrícula. Interessados precisam ter mais de 14 anos para se inscrever nesta modalidade de ensino, que é prevista na Constituição Federal e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

A EJA atende jovens, adultos e idosos que não concluíram a 4ª série (quinto ano do Ensino Fundamental), e que queiram aprender a ler e escrever. Para fazer a matrícula, basta entrar em contato pelo e-mail das escolas, informando nome completo, data de nascimento e telefone.

Confira as 12 EMEFs, de diferentes bairros, que têm EJA:

EMEF Barão de Jacareí – São João

EMEF Beatriz Junqueira da Silveira Santos – Parque Meia-Lua

EMEF Conceição Aparecida Magalhães – Jardim Paraíso

EMEF Joaquim Passos e Silva – Cidade Salvador

EMEF José Éboli de Lima – São Silvestre

EMEF Lamartine Delamare – Centro

EMEF Maria Luiza de Souza Pinto Vasques- Rio Comprido

EMEF Maria Regina Cachuté – Parque Imperial

EMEF Maria Thereza Ganassali de Oliveira – Jardim Colônia

EMEF Silvio Silveira Mello Filho – Jardim Santa Maria

EMEF Tito Máximo – Pq. Santo Antônio

EMEIF Tarcísio Francisco Barbosa – Conjunto 1º de Maio

Quem tiver dúvidas pode ligar no telefone (12) 98152-3057.

Atendimento específico – Os alunos de EJA também estão tendo atendimento específico neste período de teletrabalho dos professores, seguindo as mesmas diretrizes indicadas para todos os segmentos da Rede Municipal de Jacareí, enfatizando que as atividades complementares devem estar de acordo com a particularidade, ofertando oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

Legendas – Homenagens alegraram as alunas da EMEF Conceição Magalhães Silva; EJA, em Jacareí, está com matrículas abertas