Escola aprende Educação Financeira com visita ao Asilo

Escutar áudio do texto

As escolas municipais de Jacareí estão finalizando seus projetos de Educação Financeira, dentro do programa “Matematicando”, realizado durante todo o ano de 2019 pela Secretaria Municipal de Educação. Na EMEF Neusa Teodoro de Azevedo, no bairro Vila Zezé, por exemplo, o tema do projeto foi “Poupando para um Natal Feliz”, em que os alunos arrecadaram dinheiro em um cofrinho na sala, e compraram material de higiene pessoal para os idosos do Asilo Lar Fraterno da Acácia.

A entrega dos produtos foi na última quinta-feira (28), com a coordenação das professoras Sheila Machuca e seus alunos do segundo ano, e Silmara Francisca Gomes Maurício com alunos do quarto ano. Para a diretora Daniela Fernandes Lemes de Aquino Lima, “foi muito especial e emocionante a visita”.

O tema foi realizado durante todo o segundo semestre, com a principal motivação de implantar esse projeto e tornar consciente a Educação Financeira. O projeto Poupando para um Natal Feliz visa além da matemática, a construção de um pensamento solidário, dando ênfase também a cidadania, desenvolvendo a empatia e a cooperação.

Os objetivos do cofrinho foram planejar, orçar, poupar e estabelecer compromissos, para calcular os valores acumulados, além de familiarizar os alunos com o sistema monetário e desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade.

Os professores apresentaram um cofrinho para as turmas, em roda de conversa, com questionamentos sobre para que serve e se eles costumam ter em casa. Foi explicado que o cofrinho seria coletivo das turmas, com o objetivo de presentear idosos de um asilo no final do ano.

Diariamente os alunos foram incentivados a colaborar com moedas. Foram apresentadas as moedas de Real, conversando sobre o valor de cada uma. Na roda de conversa, foram orientados sobre os possíveis presentes para os idosos, com lista e votação.

Teve pesquisa de preços em hipermercados, com as turmas divididas em grupos. Foi feita uma tabela de valores para comparar os resultados. Foram feitas as contas sobre o valor poupado após a abertura do cofrinho, para verificar se os alunos conseguiram alcançar a meta dos presentes para os idosos.

Em seguida foi planejada a visita com as turmas, do dia da visita e ações para o asilo, com a apresentação de um coral de músicas natalinas. Toda a comunidade escolar foi sensibilizada para a solidariedade em relação ao próximo com a campanha de doação de lenços umedecidos, fraldas geriátricas e hidratantes.