Equipes de 4 modalidades esportivas viajam no final de semana representando Jacareí

Escutar áudio do texto

Equipes de quatro modalidades esportivas da Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí viajam neste final de semana representando a cidade em campeonatos diversos. As modalidades são rugby, atletismo, tênis de mesas e taekwondo.

Rugby – Os times das categorias de base do Jacareí Rugby (M15, M17 e M19) voltam à ativa depois do encerramento do Campeonato Paulista, desta vez disputando a etapa paulista de Rugby Sevens (variação olímpica da modalidade, com sete jogadores em cada time, em vez dos 15 que atuam no rugby convencional), em São João da Boa Vista, no sábado (21) e no domingo (22).

As equipes querem aproveitar o torneio para seguir no embalo do bom desempenho demonstrado na reta final do Paulista, além de já começar os preparativos para a temporada 2016. No Paulista, o M15 terminou na quarta colocação, o M17 ficou em terceiro lugar e o M19 foi campeão, com apenas uma derrota em dez jogos.

E no domingo (22) quatro equipes de categorias infantis do Jacareí Rugby (M7, M9, M11 e M13) viajam até a capital paulista para participar da última etapa do ano do Circuito Paulista de Rugby Infantil. A organização desta edição cabe ao Spac (São Paulo Athletic Club) e à Federação Paulista. O Festival será na sede do Spac (avenida Atlântica, 1448, Socorro) e as atividades começarão às 9h. Os festivais infantis de rugby não têm caráter competitivo, mas apenas recreativo, educativo e de formação.

Atletismo – A equipe de atletismo é outra que vai precisar se dividir no final de semana para dar conta dos compromissos. Sábado, às 9h, Jacareí terá dez representantes em Taubaté participando do primeiro Festival de Atletismo de Provas Combinadas, em que cada atleta executa quatro provas, duas de pista e duas de campo.
São esperados para essa disputa cerca de 250 atletas, de Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Tremembé, Lorena e de outas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, todos na faixa etária dos 8 aos 18 anos, divididos em categorias conforme a idade e o sexo.

Jacareí terá dez atletas, sendo o principal destaque e maior chance de medalha o velocista Danilo Fonseca, 16 anos, especialista em provas de 100 e 200 metros rasos, que está entre os melhores do Brasil na categoria mirim. O professor Lula Medeiros acompanhará a equipe jacareiense.

Já no domingo, às 8h30, nove corredores de Jacareí participarão da Corrida da Conciliação, em São José dos Campos, prova organizada pela Prefeitura da cidade vizinha. Cerca de 2.000 corredores deverão participar da prova, na qual Jacareí terá nove representantes, acompanhados pelo professor Roberto Luiz Martins da Silva, técnico da equipe.

Tênis de mesa – O Clube de Tênis de Mesa de Jacareí/CCR NovaDutra classificou 20 atletas para o Top 8 do Campeonato da Liga Valeparaibana. As categorias menores disputarão o Top 8 domingo, a partir das 8h30, também em Taubaté.

O Top 8 tem esse nome pois reúne, sempre no final de cada temporada, os oito mesatenistas mais bem classificados no ranking valeparaibano, durante o campeonato da Liga, em busca do título individual. Esse ano o Top 8 será disputado em duas etapas: a desse domingo reunirá os atletas das categorias menores e no dia 13 de dezembro, em Lorena, será a disputa dos atletas das categorias maiores, ocasião em que também será entregue a premiação.

O Clube de Tênis de Mesa de Jacareí/CCR Nova Dutra foi o vice-campeão do Troféu Eficiência 2015, que considera a somatória de pontos de todas as etapas do ranking da Liga Valeparaibana ao longo do ano, além do Torneio Inicio e do Campeonato Valeparaibano de Equipes, vencido pela equipe de Jacareí nesse ano. A equipe de Lorena foi a campeã com 2.560 pontos. Jacareí, vice, fez 1.983 e São José dos Campos ficou em terceiro lugar, com 1.874. Ao todo, 11 equipes disputaram o Troféu Eficiência 2015: Lorena, Jacareí, São José dos campos, Mogi das Cruzes, Taubaté, Caraguatatuba, Itu, Santo André, Guaratinguetá, Arujá e Cruzeiro.

Taekwondo – Os irmãos Fabiana Batista e Fabio Barbosa serão os únicos representantes jacareienses na terceira e última etapa do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo Juvenil, domingo, a partir das 8h, que deverá reunir em Campinas cerca de 300 competidores.

Os dois atletas disputarão a modalidade combate em suas respectivas categorias: ela na Juvenil Feminina até 17 anos Faixa Preta e ele na Juvenil Masculina até 17 anos Faixa Vermelha. O professor Afonso de Souza acompanhará os atletas.
(Renato Isique/PMJ)