Equipe da Vigilância realiza ação contra mosquitos no Jardim Siesta

Escutar áudio do texto

As equipes de pulverização da Diretoria de Vigilância à Saúde realizaram, nesta segunda-feira (23), uma operação de controle químico contra a proliferação de mosquitos no Jardim Siesta, em especial no córrego que passa pelo bairro.

Foram realizadas dois tipos de ação, a primeira com aplicação de pastilhas larvicidas para combate das larvas dos mosquitos que estão na água; e a segunda foi uma nebulização com inseticida para combater o mosquito já adulto.

A ação já faz parte do Plano de Controle de Mosquitos Urbanos de Jacareí, criado pela Diretoria de Vigilância à Saúde em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e o SAAE. O plano estipula ações a curto, médio e longo prazo com objetivo de reduzir o número de mosquitos na cidade, com foco na prevenção e cuidados para não permitir a formação de ambientes propícios à reprodução do inseto.

Entre as ações, já foi iniciado o levantamento dos corpos d’água na cidade, o mapeamento das reclamações de munícipes e um trabalho em conjunto com as outras secretarias e autarquias referente à limpeza dos córregos, galerias de águas pluviais e ambientes favoráveis à reprodução dos mosquitos. Essas medidas contribuirão na definição de prioridades e na organização do mapeamento e controle constante das áreas mais vulneráveis.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)