Entrega de creche no Centro é marcada por emoção

Esta é a sexta unidade de creche inaugurada pela prefeitura desde 2017

A expressão da mãe Edilene Santana Siqueira ao ver seu bebê Benício Santana Siqueira, de um ano e 10 meses, já aproveitando os brinquedos da sala, era de pura felicidade. “Parabenizo a todos pelo projeto, tudo muito criativo, com estrutura arejada, tudo muito claro, tudo novinho e bonito. Está aprovada”, disse a administradora, moradora da Região Leste, que estava com toda a sua família prestigiando a inauguração da creche Prof.ª Cecília Barbosa de Mello, no Centro, no último sábado (25).

O novo espaço foi entregue pelo prefeito Izaias Santana, ao lado do vice-prefeito Edgard Sasaki, da secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretários municipais, vereadores, familiares da homenageada que leva o nome da escola, do historiador e ex-prefeito Benedito Sérgio Lencioni e comunidade, além de funcionários da creche e da Educação.

O prefeito agradeceu a todos pela presença e principalmente a família da homenageada. “É uma forma de eternizar os bons exemplos”, falou emocionado, lembrando da  professora. Continuou: “Estamos entregando mais uma creche, mas foram realizadas várias outras obras nas imediações”, destacou, chamando os secretários. “Tem obras do SAAE, de drenagem, de asfalto, de todas as equipes do grupo chamado ‘Urbanos’, liderados pelo vice-prefeito Edgard Sasaki”.

Izaias chamou ainda a diretora Antônia Lucimeire de Almeida e sua equipe. “Em nome do município, vocês são responsáveis para receber as crianças e cuidarem deste espaço como se fosse a extensão da casa de vocês, e as crianças como a extensão do coração”, completou, pedindo ainda que pesquisem a vida da professora Cecília e “sintam o reflexo do comprometimento, da dedicação e inspiração que ela colocava em tudo que fazia. Faça do trabalho de vocês um pouquinho do que foi o trabalho da Cecília”. Finalizou afirmando que esta é a sexta creche inaugurada e tem mais três. Vamos transformar Jacareí em uma cidade educadora”, enfatizou.

A secretária Maria Thereza cumprimentou a todos e ressaltou: “É um enorme prazer inaugurar mais uma creche, com mais 180 vagas, para B1, B2, B3 (Berçários) em nossa cidade. Isso tudo só está acontecendo porque o governo tem esse olhar para todas as prioridades, em todas as áreas, realinhando a integração com todas as secretarias em um trabalho conjunto, para culminar em obras como esta”.

O historiador Benedito Sérgio Lencioni também falou da homenageada, professora Cecília Barbosa. “É com muita alegria e satisfação que participo desta inauguração. Fomos professores juntos e ela fazia revisão dos meus livros. A lembrança do prefeito Izaias foi muito correta e esta creche vai dar muitos frutos”, enfatizou afirmando que “criar creches é o ponto certo na Educação, resgatando a criança, que é o investimento do futuro”.

O irmão Marcos Barbosa também prestou uma homenagem a Cecília. “Estou aqui representando meus irmãos, minha família. A gente fica sem palavras. Como sabem, minha irmã era muito atuante como educadora, era atuante na comunidade, na paróquia, sempre se preocupando com todos, conosco, com a nossa saúde e o nosso crescimento”, disse, agradecendo pelo reconhecimento.

Biografia – Esta é a primeira creche que leva uma homenagem no nome. Cecília Barbosa de Mello contribuiu ativamente com a comunidade local através da sua atuação profissional e voluntariado. Ao longo de sua carreira, lecionou por quase três décadas, do primário ao superior, não se preocupando com a mera instrução técnica, mas também atuando para a formação ética e cívica dos alunos.

Creche – As crianças que já estão matriculadas começam a frequentar a creche nesta segunda-feira (27). A unidade, em uma área construída de 914,16 metros quadrados, tem capacidade de atendimento para até 180 crianças em tempo integral com sete salas de aula, sala dos educadores, fraldário, sala multiuso, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, espaços administrativos, solários, além de espaço de recreação. O investimento nesta creche foi de R$ 2.815.394,63, de recursos próprios da prefeitura. Com mais esta unidade, de 2017 até o momento, foram criadas 1.252 novas vagas em creches.