Empréstimos indevidos podem causar ‘dor de cabeça’ ao consumidor

Escutar áudio do texto

No último balanço de 1.955 atendimentos do Procon de Jacareí, realizado em março, as operadoras de telefonia continuam liderando o ranking de reclamações. Mas outro dado chama a atenção por conta de endividamento.

São os empréstimos indevidos, que correspondem a 15% das reclamações. “A quantidade pode parecer pouca, mas tem causado muita dor de cabeça ao consumidor. E a preocupação é que esse número cresça, por isso é importante alertar os consumidores”, pontua a gerente de Relações do Consumidor, Daniele Batalha Rocha Matsumura.

A gerente observa ainda que a maior parte das pessoas atingidas por essa prática é de aposentados. Raimundo Faustino Malaquias, 69 anos, é um exemplo disso.

Quando foi ao banco para realizar o saque da aposentadoria, ele constatou que havia R$ 4256,00 a mais na sua conta. O saldo maior do que o esperado não causou alegria, mas muita estranheza ao aposentado. “Imediatamente fui ao banco para questionar o valor e informaram que se tratava de um empréstimo. Mas eu não havia feito nenhum empréstimo. Então fui orientado a ligar no banco que fez o empréstimo para tratar da devolução do dinheiro, o que não foi fácil. Liguei várias vezes e a cada ligação era um funcionário que atendia. Depois de muitas tentativas consegui fazer a devolução”, relata. Mas o problema não terminou aí. Depois de alguns dias, Malaquias recebeu um boleto com os dividendos referentes ao empréstimo. Indignado, ele procurou ao Procon de Jacareí, que abriu um processo contra o banco por conta da cobrança de juros e dividendos. Passado o transtorno, o aposentado faz um alerta: “Aconselho as pessoas a checarem o saldo e se contatarem dinheiro a mais não ir gastando, porque aí pode perder o direito”.

O conselho de Malaquias é o mesmo que recomenda o Procon.

“O empréstimo indevido é aquele realizado sem o conhecimento, sem a contratação expressa do consumidor. Muitas vezes o consumidor sequer ouviu falar daquela instituição bancária que fez o depósito indevido em sua conta. Por isso é importante a pessoa estar atenta ao extrato e caso constate um valor diferente do seu rendimento ou algum tipo de desconto que não tenha conhecimento, ir até a agência bancária para saber a procedência”, explica Daniele Batalha.

A gerente dá outras dicas para evitar problemas com empréstimos indevidos: “Estar atento às ligações telefônicas para evitar ser induzido a fazer um empréstimo sem o total conhecimento e também não assinar nenhum contrato sem entender exatamente o conteúdo e caso, autorize o empréstimo, sempre solicitar a segunda via do contrato”.

Em relação às instituições responsáveis pelos empréstimos indevidos, segundo Daniele Batalha, a justificativa na maioria dos casos é de foi “um erro no sistema”.

INSS – Para realizar a abertura de processo contra empréstimo indevido, o Procon reforça que é necessário que o consumidor apresente o extrato detalhado do INSS. Pois é a partir d comprovante que é feita a identificação da instituição responsável pelo empréstimo.

A obtenção do extrato é diretamente na agência do INSS, para isso o consumidor precisa fazer o agendamento pelo telefone 135. Com o extrato em mãos, o consumidor pode procurar o Procon para abrir uma reclamação e notificar a instituição e, inclusive, solicitar a restituição de valores indevidos.

Junto ao INSS o consumidor também tem a opção de bloquear empréstimos. “Esse pedido é realizado no INSS e passa a constar no sistema da Previdência que o interessado não autoriza nenhum empréstimo”, esclarece Daniele Batalha.

Telefonia – Como foi mencionado no início da matéria, as operadoras de telefonia continuam liderando o ranking de reclamações do Procon de Jacareí. Entre os itens alegados pelos consumidores estão:

– multa por fidelidade cobrada indevidamente;

– contratação de serviços sem a devida autorização do consumidor;

– mudança de plano sem a devida autorização do consumidor.