EMEI conclui participação em programa de conscientização sobre consumo de energia elétrica

A capacitação e a disseminação de boas práticas na comunidade sobre o uso correto e consciente da energia elétrica levaram os professores da EMEI Drª Zilda Arns, no bairro Jardim Santa Marina a se engajarem no projeto educacional da EDP Bandeirante “Boa Energia nas Escolas”.

O objetivo do projeto é reduzir o desperdício de energia elétrica e estimular a mudança de hábitos e de comportamento, desenvolvendo ações educativas para sensibilizar a comunidade escolar para o bom uso da eletricidade.

O projeto teve início com uma capacitação de professores da Rede Municipal de Jacareí que atuaram como agentes multiplicadores ajudando os alunos a entender a importância do consumo consciente.

A direção da unidade informou que com a iniciativa, diversos trabalhos foram realizados como por exemplo: trabalho didático em sala de aula; roda de conversa, vídeos, músicas e brincadeiras; Bilhetes nas agendas como dicas de como economizar energia; Reunião de pais com capacitação sobre mudança de hábitos com foco na eficiência energética por meio dos vídeos “Família desperdício” e “De onde vem a energia”; Formação ao mundo digital para que curtissem os vídeos na internet produzidos pela escola; Gincana Cultural “Xô Desperdício”.

Nesta etapa, foram produzidos quatro vídeos em forma de “tarefa” na internet (Mapa da Mina, Caça Fantasma, Medir é Preciso e Fazendo as Contas). Todos publicados no Portal Educacional “Boa Energia nas Escolas”; Visita ao Caminhão (Laboratório itinerante), onde as crianças participaram de brincadeiras que ensinavam de forma divertida quanto cada aparelho doméstico consome de energia, além de mostrar como é possível economizar e reduzir o valor da conta com mudanças simples de atitudes.

A diretora da EMEI, Andréia Bueno de Paula, enfatizou o sucesso da parceria entre a equipe escolar, a família e os alunos: “Todas essas atividades resultaram em um levantamento de dados do consumo, onde constatamos que 90% das pessoas que aderiram as informações e consequentemente as mudanças de hábitos nos últimos quatro meses, após o início do projeto, reduziram significativamente o valor de suas contas de energia elétrica”.

Com o encerramento das atividades, a unidade recebeu a Moção da Câmara Municipal de Jacareí e também, no final do mês de setembro, o certificado pela participação no projeto.

(Marcio Moura/PMJ – Foto:Alex Brito/PMJ)