Em Jacareí, 6ª Conferência da Cidade discute os rumos das ações públicas

Foto19C_Conferencia das Cidades
Objetivo do encontro é fortalecer e estimular a participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano – Foto: Cristina Reis/PMJ

Começa nesta terça-feira (31), às 18 horas, a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Jacareí. No evento, Jacareí terá a oportunidade de discutir e levar, para o âmbito nacional, quais as políticas públicas que vão contribuir para que o município se desenvolva cada vez mais, com foco na justiça social. Os encontros seguem até quarta-feira (1º/6) e acontecem no auditório da Secretaria de Educação (Rua Lamartine Delamare, 69, Centro).

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Jacareí é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em Brasília, de 5 a 9 de junho de 2017. Os interessados em participar da Conferência deverão fazer inscrição no site da Prefeitura de Jacareí até as 23h59 desta segunda-feira (30). Para acompanhar os trabalhos não é necessário inscrição. As informações e cartilha de orientação estão na página oficial da Prefeitura.

Os dois eventos têm como tema “a Função Social da Cidade e da Propriedade”, e por lema: “Cidades Inclusivas, participativas e socialmente justas”. O objetivo é fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano. Jacareí tem buscado o desenvolvimento cada vez maior de políticas públicas.

É possível fazer de Jacareí uma cidade socialmente justa. Tem sido uma das metas almejadas pela cidade, pois na última década a política pública habitacional ampliou o acesso à moradia com o programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. Tem ainda o processo de regularização fundiária, que possibilita a posse e a dignidade de se ter a casa própria”, explicou a gerente de sistemas urbanos da Secretaria de Planejamento da prefeitura, a arquiteta Priscila Freitas.

Desde março, várias reuniões preparatórias foram realizadas reunindo setores da população para discutir a realização da Conferência. Os encontros reuniram líderes comunitários, representantes de classe e estudantes.