Eleição do Conselho Escolar será nesta sexta-feira (13)

Escutar áudio do texto

A eleição para o Conselho Escolar da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será nesta sexta (13). Os candidatos inscritos estão distribuídos da seguinte forma: pais, pessoas da comunidade (que não têm filho na escola e é morador do bairro), funcionários da rede municipal, especialistas (professores de Arte, Educação Física, Orientador pedagógico, etc.), docentes do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), e alunos apenas da EJA.

O Conselho Escolar é uma ferramenta fundamental no processo de busca da consolidação da gestão democrática e participativa, e da construção da autonomia das unidades escolares. É um órgão colegiado constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e local, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para a tomada de decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e as potencialidades da escola.

Sua função primordial é participar das decisões da escola, acompanhando a aplicação de recursos e discutindo prioridades da instituição, além de avaliar a atuação da escola na execução do Projeto Político–Pedagógico (PPP), e de participar das discussões sobre assuntos de interesse da comunidade escolar.

A rede municipal de Jacareí conta, hoje, com Conselhos Escolares em todas as creches, EMEIs, EMEFs e EMEIFs. O processo eleitoral garante a constituição do Conselho através do voto direto.