EducaMais recebe exposição Fotográfica “Fragmentos da Montanha Colorida”, de Ale Dias

Escutar áudio do texto
Exp_Fotos (1)
Fotógrafo Ale Dias faz exposição “Fragmentos da Montanha Colorida” no EducaMais Jacareí. Foto: Valter Pereira/PMJ

O EducaMais Jacareí recebe, a partir desta quarta-feira (13), a exposição fotográfica “Fragmentos da Montanha Colorida”, de Ale Dias. O evento faz parte do projeto “Abril pra Arte”, apresentado pelo ArteKula Portal de Fomento à Arte e à Cultura, e será exibido até 3 de maio.

Assim como as serras e montanhas têm as suas variantes com diferentes matizes e beleza infindáveis desde os mais minúsculos detalhes, para essa Exposição, o fotógrafo Ale Dias buscou explorar a singularidade das nuances e as particularidades da “montanha” concebida para o edifício EducaMais, idealizado pelo arquiteto Ruy Ohtake, sob inspiração das Serras do Vale, as Serras da Mantiqueira.

Sob o olhar minucioso de Ale Dias, pormenores, formas e cores se misturam e lançam luz à “montanha colorida” fazendo surgir uma nova variedade de formas que poderiam passar desapercebidas no dia a dia não fosse um olhar de revelação que nos é apresentado, aos elementos que já estão lá. As 20 fotografias da exposição exploram as diferentes nuances da “montanha” buscando a sutileza das formas, a intensidade das cores, exaltando as riquezas nos detalhes do edifício como se fossem elementos que compõem uma grande montanha, como uma outra Serra na Mantiqueira.

Nas imagens captadas pelo fotógrafo, o exterior do edifício exaltado na evidenciação da forma de uma cadeia de montanhas com suas cores fortes e intensas, nos remetem ao momento do crepúsculo quando estão iluminadas pelos diferentes matizes do pôr do sol e, nas demais imagens, adentrando o interior da montanha, como se fosse explorássemos uma caverna com suas riquezas de detalhes, cores, formas, sombras, cantos que nos são reveladas através das fotografias na Exposição “Fragmentos da Montanha Colorida”.

O autor

Ale Dias têm na vida e na paisagem urbana as maiores inspirações e motivos de seus registros fotográficos. As estruturas urbanas, a arquitetura, os espaços públicos, a territorialidade, são motes que direcionam o seu olhar fotográfico. A formação e os anos de experiência em engenharia civil somado ao pensar reflexivo sobre a vida cotidiana, levaram-no a substituir os projetos arquitetônicos e cálculos estruturais, pelos registros fotográficos. Desenvolve trabalhos comerciais de fotografia de arquitetura e de interiores onde atende empresas da área da construção civil, arquitetos e designers de interiores. Em seus trabalhos autorais, Ale Dias registra a vida urbana das cidades, sua complexidade e a relação das pessoas nesse meio.

Serviço:
Exposição “Fragmentos da Montanha Colorida”, de Ale Dias
Visitação: de 13 de abril a 3 de maio de 2016
Horários: das 8h30 às 16h30, de terça a domingo.
Classificação indicativa: Livre | Gratuito