EducaMais Jacareí recebe comédia ‘machadiana’ em duas sessões

A comédia Casa Verde será encenada em duas sessões na quarta-feira (24), às 10h e às 20h, na Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes no local (Av. Davi Monteiro Lino, 3595). Classificação 12 anos.

A peça é uma adaptação do conto ‘O Alienista’, de Machado de Assis, que narra a história do médico cientista Dr. Simão Bacamarte, que funda em sua terra natal, a pequena Itaguaí, um manicômio chamado ‘Casa Verde’. Obcecado pela cura da loucura, Simão termina por internar lá quase todos os moradores daquela cidade.

Na montagem, feita pelo grupo Laboratório Teatro Químico, psiquiatras recriam a história de Simão Bacamarte com o objetivo de revolucionar o tratamento da loucura aplicando o Comunidrama, terapia que usa a encenação teatral para provocar a catarse e curar os pacientes. Durante a interpretação, as histórias dos psiquiatras se confundem com as dos personagens até o ponto de não se saber quem é o paciente e quem é o médico. “O Laboratório Teatro Químico se inspira na ironia Machadiana para criar uma obra de humor e poesia sobre a impossibilidade de sabermos a distinção exata entre sanidade e loucura”, destaca a produtora Lucila Andreozzi.

A comédia Casa Verde faz parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Mês Nacional de Luta Antimanicomial e conta com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

Ficha técnica: Elenco: Diogo Cábuli, Juliano Mazzuchini, Milena Siqueira, Natália Bastos e Paola Gonçalves – Direção: Fernando Rodrigues – Dramaturgia: Carlos Rosa e Grupo – Iluminação: Fernando Andrade – Produtora: Lucila Andreozzi – Assessoria Pedagógica: Lívia Sierra – Fotografia: Larissa Vescovi

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos:Arquivo/PMJ)