Educamais Jacareí inaugura nesta quinta-feira (16) exposição que celebra trajetória do artista Guataçara Monteiro

Escutar áudio do texto

Trilhas De Um Sonhador’ apresenta criação poética que inicia na Amazônia e termina no Vale do Paraíba 

A infância na floresta acompanhada com a criatividade das histórias do pai fez com que, desde pequeno, Guataçara Monteiro aprendesse a olhar ao seu entorno com muita cor, alegria e apreciação pela vivacidade da natureza.

O artista plástico, com licenciatura em artes visuais e especialização em cultura popular brasileira é natural de Castanhal, no Pará e, há 15 anos, escolheu o Vale do Paraíba como segunda casa.

Aqui, especialmente em Jacareí, consolidou sua carreira artística mantendo a grande colcha de memórias, histórias e objetos de sua cultura amazônica atrelada às suas vivências na região.

Para celebrar uma década de trajetória de produções culturais, o Educamais Jacareí inaugura na próxima quinta-feira (16), a exposição ‘Trilhas De Um Sonhador’. O projeto foi realizado por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e com o apoio da empresa Fibria.

As obras retratam poeticamente seu percurso criador de dedicação às artes plásticas. Diversas colagens, pinturas, esculturas e instalações compõem a mostra, com produções que iniciam na Amazônia e terminam no Vale do Paraíba, convidando os visitantes a um mergulho na natureza, arte popular e fé do povo brasileiro.

Entre as produções de destaque, está a obra No Coração do Rio, uma pintura em acrílico sobre a tela, criada em 2016. Na obra, Guataçara Monteiro homenageia a cultura tradicional do Vale, incluindo o bolinho caipira e histórias de cobras-grandes de Jacareí. A fé popular também é representada pelo achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, retratada em uma instalação da Santa com um manto confeccionado em técnica mista.

Para o artista é um grande privilégio celebrar em Jacareí uma trajetória artística toda dedicada à cultura brasileira. “Os jacareienses foram muito acolhedores ao longo desse tempo. A minha primeira exposição, em 2008, foi toda produzida aqui no município. Inaugurar a mostra ‘Trilhas De Um Sonhador’ depois de dez anos aqui na cidade é muito significativo”, compartilha.

A exposição estará aberta até o dia 26 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h às 19h. O Educamais Jacareí fica localizado na Av. Eng. Davi Monteiro Lino, ao lado da nova rodoviária municipal. Acompanhe mais informações da mostra pela página oficial do evento no Facebook.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ – Foto: Divulgação)