Educação realiza Semana da “Inclusão e Diversidade”

De 17 a 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizará a “Semana da Inclusão e Diversidade” para os professores da rede municipal. Na próxima segunda-feira (17), primeiro dia do evento, será realizada a palestra “Vivemos a Inclusão e a Diversidade?”, das 8h às 9h30, e das 13h30 às 15h, no EducaMais Jacareí (teatro Ariano Suassuna), com Maria Fernanda Arantes, com o objetivo de proporcionar a reflexão em torno do tema inclusão social e educacional.
Neste mesmo dia (17) e local, em mais dois horários, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, acontecerá outra palestra “Neurociência remontando o intrincado quebra cabeça da vida”, com o professor e doutor em Ciências Arnaldo Dal Pino Jr e sua esposa Arlete, que apresentarão as formas mais modernas de construir resiliência, e exemplificarão com sua história de luta contra a doença do diagnóstico até a remissão. Também na segunda (17), à noite, das 18h30 às 21h30, no mesmo espaço, será a vez da palestra “Mobilidade Urbana”, com Paulo Nazareth.
As palestras e trabalhos acontecerão durante toda a semana, no EducaMais Jacareí, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e nas unidades escolares. Confira as datas e palestras do evento:
Dias 18 e 19 – Palestras “Ações Inclusivas nas Unidades Escolares em Hora Atividade”, “Vivência de Acessibilidade” (com exposição de materiais) e “Inclusão”, e ainda a exibição do filme “Temple Grandin” (conta sobre uma mulher com autismo que em uma escola para crianças superdotadas, e é encorajada por seu professor de Ciências, o Dr. Carlock. Este percebe seu talento em “pensar em imagens e conecta-las”).
Dia 20 e 21 – Oficinas de Adaptação de Jogos para Educação Inclusiva e palestra “Vivência de Acessibilidade”, esta última para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Cristina Reis/PMJ)