Educação realiza II Semana da Inclusão e Diversidade

A Secretaria Municipal de Educação está realizando a II SEMANA DA “INCLUSÃO E DIVERSIDADE”, iniciada na última segunda-feira (16). A abertura do evento contou com a palestra “Práticas Pedagógicas para Atendimento de Alunos com Deficiência”, no Centro Paula Souza, com a professora Alessandra Aparecida Ribeiro Costa, que é Licenciada em Ciências Biológicas, com Pós-Graduação em Ecologia e Educação Ambiental e em Gestão Escolar. O objetivo da palestra foi proporcionar a reflexão em torno do tema inclusão social e educacional.

A professora Alessandra possui ainda cursos de Extensão Universitária em Orientação e Mobilidade e em Audiodescrição de Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, categoria especialização. Atua também no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sendo responsável por todas as unidades de ensino no Estado de São Paulo. Alessandra é Membro da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal e possui curso de Extensão em TEA- Transtorno do Espectro Autista.

Durante a palestra foram apresentados vários recursos que podem ser utilizados pelos professores, no atendimento da sala de Recursos, um scanner que faz leitura em voz para deficientes visuais. Participaram da palestra cerca de 200 professores do Ensino Fundamental e professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e do POA (Programa de Oficina de Aprendizagem).

A organização da II Semana da “Inclusão e Diversidade”, que vai até o dia 20, é de responsabilidade dos professores do AEE, POA e Equipe Gestora. Durante a semana as escolas estarão desenvolvendo práticas de inclusão com professores e alunos. Segue a programação:

Dia 18/09 – 18h30 às 21h30 – Auditório da Secretaria Municipal de Educação Exibição do Filme “O Extraordinário”: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez.

MEDIAÇÃO: Educação Inclusiva – Professores do Ensino Fundamental / AEE/POA

Dias 19 e 20/09 – 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30 – Ações Inclusivas com alunos nas Unidades Escolares.