Educação realiza encontro com Conselhos Municipais

Com o objetivo de promover a integração e a formação de assuntos comuns, o Conselho Municipal de Educação realizou na última quarta-feira (4), o I Encontro dos Conselhos Municipais de Jacareí, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença da secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, do secretário de Governo, Celso Florêncio, da secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani e da presidente da Câmara, Lucimar Ponciano.

O evento contou com dois palestrantes, que abordaram os seguintes temas: “Regulação de políticas públicas e o papel dos Conselhos “, com Vivian Dibi Gimenes (Avaliadora Educacional na Rede MEC/SEE/UNDIME de apoio aos Planos Municipais de Educação pela Secretaria de Estado da Educação) e “Estrutura do Conselho e o fortalecimento da sua função social e política”, com Arthur José Pavan Torres (Chefe de Gabinete do Conselho Estadual de Educação de São Paulo).

A secretária de Educação destacou que o Encontro foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Educação, para reunir os três Conselhos, da Educação, do Fundeb, e da Alimentação Escolar. “Mas o conselho decidiu ampliar para as outras secretarias e os seus respectivos Conselhos”, informou.

Para Maria Thereza, “o objetivo principal foi totalmente atingido. Foi um momento de aprendizagem, de como se forma um Conselho, da importância dos conselheiros e das ações dos Conselhos para uma gestão democrática e participativa de fato, o que propõe a Constituição de 88. Foi um grande encontro, e que objetivou esclarecimento e formação de conselheiros na representatividade do segmento que os elegeram. O resultado foi excelente. Pudemos evidenciar ao longo das perguntas e na abordagem final das palestras”.

Já para a presidente do Conselho Municipal de Educação, a secretária adjunta da pasta Silvia Bardy, o destaque foi também a participação dos representantes dos Conselhos de Escola de toda a rede municipal. “Foi muito importante essa articulação e a valorização dessas formações”, disse.

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Alex Brito/PMJ)