Educação participa de projeto sobre chuvas em parceria com a Fatec

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fatec Jacareí, está desenvolvendo o projeto Pingo D’água, que indica se determinada região da cidade pode ter chuva intensa, capaz de provocar alagamentos, enquanto que outras áreas não recebem o mesmo volume. A partir de agora está disponível o site www.recursohidrico.com/pingo para quem quiser acompanhar os dados que são fornecidos pelas escolas participantes e enviados ao INPE.

O projeto, que tem a orientação na Fatec da formadora Adélia Mêrcie, explica que a distribuição da chuva não ocorre de forma homogênea em toda a área da cidade ou nos bairros. É importante conhecer e entender como a dinâmica da chuva ocorre em cada parte da cidade ao longo do tempo.

Alunos e professores das escolas incluídas participam de oficinas para a construção de pluviômetros artesanais feitos de garrafas PET. Os pluviômetros são instalados nas escolas e os estudantes também podem levar para as suas casas.

Qualquer pessoa pode participar do projeto. Quem quiser confeccionar um pluviômetro, pode entrar em contato pelo telefone 3953-7926 ou http://www.portal.cps.sp.gov.br/fatec/escolas/sao-jose-dos-campos/fatec-jacarei.asp. Pode ainda se dirigir até a Fatec Jacareí (Av. Faria Lima nº 155 – Jardim Santa Maria – CEP: 12328-070 – Jacareí/SP).

Fazendo os registros diários as pessoas podem ter uma noção da quantidade de água que caiu no solo ao longo do tempo. Desta forma, elas poderão criar o senso que é importante economizar água. Estão participando do projeto os alunos e professores da Fatec, dos cursos de Geoprocessamento e também de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A Secretaria Municipal de Educação está fornecendo o espaço físico, o suporte logístico e capital humano. Os professores do ensino fundamental estão participando na elaboração de atividades didáticas para serem usados nos dados coletados no processo de aprendizagem e conscientização ambiental dos alunos.

(Marta Fernandes/PMJ)