Educação orienta sobre atividades para crianças de Creches e EMEIs

As crianças de Creches e EMEIs da Secretaria Municipal de Educação, de Jacareí, também estão recebendo atividades não presenciais. Para este atendimento, as equipes gestoras e professores municipais estão considerando os diferentes públicos das unidades escolares.

No link a seguir, tem indicação de sugestões de propostas que podem ser feitas com os bebês, crianças e suas famílias: http://bit.ly/smeatividades2020. No caso de famílias que não têm nenhum recurso digital, serão impressas as propostas de atividades lúdicas pela unidade escolar.

“Cabe à equipe gestora, fazer contato com todas as famílias, conversar, orientar, socializar com a escola, bem como todas as mídias e possibilidades de contato entre criança e escola, como Facebook, TV, computador, internet, propostas impressas, celulares, e-mail etc”, explica a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Passar muitas horas em frente à televisão não faz bem para a saúde dos bebês e das crianças, destaca Maria Thereza. “Este hábito, como vários estudos científicos já mostraram, as torna mais sedentárias, incentiva o consumo de alimentos não saudáveis e, consequentemente, eleva o risco de obesidade e prejudica o desempenho em atividades físicas”.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), as últimas pesquisas têm apontado que expor o bebê a muita televisão, celular, entre outras telas, contribui para o atraso da fala, e faz com que no futuro a criança tenha maior dificuldade de alfabetização e, também, tenha problemas de memória.

O sono e a capacidade de prestar atenção também podem ser afetados por muito tempo de televisão. “A Academia Americana de Pediatria e muitos outros pediatras em todo o mundo têm sido enfáticos ao afirmar: bebês menores de dois anos não devem assistir televisão, brincar no celular ou tablets, ou usar o computador”, diz a secretária.

Veja as novas recomendações da OMS por faixa etária de 0 a 4 anos:

Bebês com menos de 1 ano – devem realizar diferentes atividades várias vezes ao dia, especialmente brincadeiras no chão. Caso ainda não se movimente, os pais devem deixar a criança de bruços durante 30 minutos, espalhados ao longo do dia, apenas quando o bebê estiver acordado; a criança não deve ficar mais de uma hora seguida em carrinho de bebê, cadeiras ou canguru; não deve ter contato com telas digitais; até os 3 meses, a recomendação é dormir entre 14 e 17 horas por dia; dos 4 aos 11 meses, são 12 a 16 horas, incluindo cochilos.

Crianças de 1 a 2 anos – as atividades físicas, de qualquer intensidade, ao longo do dia devem durar ao menos três horas; não devem ficar mais de uma hora seguida em carrinhos de bebê, cadeiras ou canguru. O tempo sentado também não pode ser longo; as telas não são indicadas para crianças de 1 ano; a partir de 2 anos, não deve superar uma hora por dia; o tempo de sono, incluindo cochilos, deve ser de 11 a 14 horas.

Crianças de 3 a 4 anos – as atividades físicas, de qualquer intensidade, ao longo do dia devem durar ao menos três horas. Mas é indicado que, ao menos 1 hora, seja dedicada a atividades de intensidade moderada a vigorosa; não devem ficar mais de uma hora seguida em carrinhos de bebê, cadeiras ou canguru. O tempo sentado também não pode ser longo; o tempo diante de telas não deve superar uma hora por dia; o tempo de sono deve ser de 10 a 13 horas. Por isso, sugerimos que os professores e equipe gestora usem o recurso das mídias para bebês maiores de 1 ano para recontar histórias, ler livros, cantar músicas com gestos e interagir com as crianças.

Legenda das fotos: Para crianças de 1 a 2 anos, as atividades físicas, de qualquer intensidade, devem durar ao menos três horas ao longo do dia