Educação no trânsito realiza blitze “Pedal Seguro” para ciclistas na ponte 

Escutar áudio do texto
Ciclista Josuel de Souza recebe orientação dos agentes

Um trânsito seguro e organizado é possível quando se tem um trabalho de educação e respeito com a efetiva participação de todos, seja do motorista de um caminhão ou do condutor de uma bicicleta.

Com foco na segurança dos ciclistas e pedestres, a equipe da Gerência de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí realizou, nesta segunda-feira (09), a ação educativa “Pedal Seguro” na travessia da ponte Nossa Senhora da Conceição (Ponte do São João).

A ponte foi escolhida por ser um ponto de grande circulação de ciclistas e consequente vulnerabilidade pelo seu espaço estreito, oferecendo maiores riscos de acidente.

O objetivo é contribuir para um melhor comportamento do ciclista, fazendo com que ele pedale com mais segurança para si e para os pedestres. “Nesse caso, orientamos que eles desçam da bicicleta e a empurrem na calçada no momento de travessia da ponte. A ponte é um local crítico, estreito e que oferece muito perigo principalmente quando passam caminhões e ônibus”, explica Jean Araújo, gerente de Educação no Trânsito.

O ciclista Josuel de Souza, de 55 anos, que trabalha com manutenção, foi abordado pela blitz. “É preciso mesmo que os ciclistas tenham consciência e desçam da bike. Sempre vejo famílias andando nas calçadas, mulheres, crianças. Disputar o espaço com eles pode causar acidente e machucar essas pessoas”, afirmou.

Dicas de segurança – A bicicleta é um veículo de tração humana, mas não quer dizer que seus condutores não precisem respeitar as regras. O gerente de Educação no Trânsito reforça as orientações de segurança.  “É preciso que os ciclistas respeitem as suas regras, como andar sempre pela mão do veículo; não pedalar pela calçada, mas preferir descer da bicicleta e a empurrar; manter sempre a distância de 1,5 metros dos veículos; nunca andar pela calçada; utilizar capacete; manter os itens de segurança com a manutenção em dia, como buzina, retrovisor e luzes refletoras; quando fizer manobras fazer gestos com o braço; não utilizar fone de ouvido para que a percepção sonora não seja prejudicada, bem como respeitas as demais sinalizações de trânsito”, reforça.

(Guilherme Mendicelli – Foto: Alex Brito/PMJ