Educação leva professores para espaços culturais em São Paulo

O Projeto “Nos Caminhos da Cultura”, da Secretaria Municipal de Educação, que prevê uma atividade por bimestre, realizou duas viagens para espaços culturais, educacionais e turísticos da cidade de São Paulo no último semestre, para 50 educadores da rede municipal (Educação Infantil, Arte e Ensino Fundamental), uma em abril e outra em junho.

Os professores estiveram visitando as exposições “Véio – a imaginação da madeira” do Itaú Cultural e a “Entrelaçados”, da Casa- Museu do Objeto Brasileiro, o Instituto Tomie Ohtake, o Catavento Cultural, o Museu da Imigração e o Mercado Municipal de São Paulo.

A próxima atividade será realizada em setembro para a 33ª Bienal de Arte de São Paulo, mediante inscrição prévia. O objetivo do projeto é promover o contato, o acesso e a aproximação de educadores (professores, coordenadores, diretores, auxiliares de Desenvolvimento Infantil e formadores) da Rede Municipal de Ensino de Jacareí com diferentes espaços culturais fora do município, onde a Arte, a Ciência, a História, a Cultura Popular ou Erudita se façam presentes por meio de exposições, mostras, oficinas, ateliês, vivências, debates, visitas mediadas, entre outros.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação amplia conhecimentos, nutre olhares, aguça os sentidos e a sensibilidade, possibilitando experiências estéticas que contribuem com a formação pessoal e profissional dos educadores.

As educadoras relataram como foi a experiência. Afirmaram que, no Catavento, por exemplo, pode ser verificada a evolução do ser humano. “Acredito que somos apenas um grão de areia para o que está por vir. A evolução ocorre muito rapidamente”, disse a professora Maria Aparecida Santiago, da EMEF “Prof. Décio Moreira”

Sobre a visita ao Museu da Imigração, a professora de Arte da EMEF “Prof.ª Maria Luiza Vasques”, Mairene Ap. Garcia da Silva, comentou: “Foi perfeito, amei aprender, ver, conhecer um pouco mais sobre os imigrantes. Todas estas atividades servem para expandir nossos conhecimentos e abrir nosso olhar para realizações mais concretas e não apenas teóricas, na identidade, na arquitetura do lugar e urbanismo, no agrupamento dos elementos ali presentes”.

(Marta Fernandes/PMJ)