Educação lança projeto pioneiro para novos professores

Docentes reunidos na sala Ariano Suassuna, do EducaMais Jacareí (Foto: Alex Brito/PMJ)

O FIP – Formação Inicial de Professores – é o mais novo projeto da Secretaria Municipal de Educação, lançado nesta terça-feira (29), no EducaMais Jacareí. Pioneiro no Brasil, o FIP tem como missão criar, validar e divulgar um novo modelo de referência do estágio probatório, em que o professor ingressante seja acompanhado e auxiliado a desenvolver e aprimorar as competências necessárias para garantir a aprendizagem dos alunos na sala de aula.

Após a apresentação de um vídeo de apresentação do projeto, o prefeito Hamilton Mota agradeceu a presença dos professores e o apoio dos parceiros. “Trata-se de mais um passo na formação dos professores da nossa rede. Este será o nosso case, o piloto para todo o nosso país”, destacou, acrescentando que “hoje é um dia muito importante, pois é a construção de uma nova geração de professores”.

O secretário municipal de Educação, João Roberto Costa de Souza, explicou que o projeto trabalhará o estágio probatório nos três primeiros anos do professor. Ressaltou o papel de cada parceiro do projeto e enfatizou que este trabalho vai ser importante para o país. “A gente cuidará do professor que vem das instituições universitárias, corrigir pequenas falhas no processo formativo”, disse.

O diretor do LABi (Laboratório de Inovação Educacional), Rafael Parente, que representou os parceiros do projeto, agradeceu a todos que abraçaram a FIP, para que este projeto fosse viável, “iniciado com 15 países diferentes para tentar pensar em conjunto como apoiar os professores que estejam chegando na rede e para que sejam bem preparados para a sala de aula”.

Rafael Parente, diretor do LABi, esteve presente. Foto: Alex Brito/PMJ

No evento foi assinado o decreto que institui o programa FIP, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí e o LABi, e tem como parceiros a Fundação Lehmann, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Instituto Singularidades e Gera Venture. O projeto-piloto será implantado nas 32 escolas do Ensino Fundamental I a partir deste ano e depois apresentado ao MEC (Ministério da Educação).

O FIP é um projeto inspirado em modelos bem-sucedidos, implantados em diversos países. Ele promove o acompanhamento do professor ingressante, por meio de uma tutoria com um professor experiente, visando oferecer o suporte e o conhecimento necessários para que o profissional se sinta plenamente capacitado e pronto para enfrentar qualquer desafio.

(Marta Fernandes/PMJ)