Educação lança programa “Heróis em Ação” com alunos da EJA

Escutar áudio do texto

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Evoluir, que desenvolve programas socioeducacionais, inicia esta semana o Programa “Heróis em Ação”, com alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos. O programa desperta e fomenta o protagonismo dos alunos, por meio de um jogo em que identifica, resgata e valoriza a cultura local, resultando em uma exposição de artes visuais para toda a comunidade.

Os participantes receberão uma formação com a metodologia “Heróis em Ação”, durante todo o ano.  O projeto encerrará com a exposição “Lá Onde Eu Moro” em que será apresentada uma cidade a partir da integração dos olhares de seus moradores.

O programa é aplicado por meio de um jogo para transformar os estudantes, a escola e o bairro. O objetivo de cada equipe é realizar uma mudança positiva onde os jogadores moram ou estudam, com relação à Sustentabilidade. Cada time deve cumprir as missões e fases.

Para completar o jogo, os estudantes devem pensar, planejar e agir em colaboração uns com os outros. O tema do projeto é definido por cada time e ao longo do jogo os participantes têm que pesquisar e aprender conteúdos, se envolver em atividades com outros colegas e implementar o projeto na prática.

O Programa Heróis em Ação será aplicado nas escolas onde tem salas de EJA- Educação de Jovens e Adultos. Haverá uma formação para os professores que atuam nestas salas, que serão os multiplicadores nas escolas em que atuam.

Confira as escolas que participam do Programa:  EMEF Barão de Jacareí, EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silveira Santos, EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva, EMEF José Éboli de Lima, EMEF Prof.ª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques e EMEF Prof.ª Neusa Teodoro de Azevedo.