Educação lança “Jacareí Cidade Leitora” para professores municipais

“Quando será que começam na nossa vida as primeiras leituras? Quando a gente nasce?” Este foi o questionamento feito pela secretária de Educação Maria Thereza Cyrino, no lançamento do programa “Jacareí Cidade Leitora”, nesta segunda-feira (19), no EducaMais Jacareí, para todos os professores da rede municipal.

“Será que necessariamente a leitura do mundo é feita somente pelos livros? E a leitura da vida, da natureza, dos perfumes, que nos reporta a lugares inimagináveis? ”, destacou a secretária, acrescentando que uma criança leitora será um adulto leitor.

O “Jacareí Cidade Leitora” termina em novembro de 2018, “mas é só o início da implantação de outras atividades”, disse a secretária, que apresentou os eixos do programa e destacou que as produções literárias serão reunidas em um livro, com cerca de 300 páginas, em novembro.

A abertura do evento contou com a apresentação da palestra do escritor Ricardo Azevedo, com o tema “Ficção, utopia e literatura”. Ricardo é autor de mais de cem livros publicados em vários países, para crianças e jovens. “Estou muito contente em participar de um encontro sobre leitura”, falou.

O escritor lembrou que, para se ter uma ideia, já houve uma política de Portugal de proibir escolas no Brasil. “Não queriam pessoas estudando. A primeira faculdade foi a de Medicina, em 1808, e a segunda de Direito, em 1827”.

“Estudar por meio de livros não é nosso forte. Aceitamos com facilidade o achismo, o chute com cara de certeza. Só vamos mudar isso com qualidade. Vivemos em um tempo de extremo consumismo e tecnologia. Cada vez mais a ficção e utopia são desprezadas”, falou o escritor para o público presente.

Várias etapas – O programa terá várias etapas, que seguirão quatro eixos: “Ação e Transformação”; “110 anos, 110 livros: qualificação dos acervos do município”; “A leitura está em todo lugar: inauguração do Espaço Educador do Futuro e Festival Literário”; e “Olhares sobre Jacareí: o protagonismo das Histórias Cotidianas”.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)