Educação implanta novo cardápio das merendas nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação implantou este ano mudanças significativas na merenda das escolas municipais de Jacareí. “Agora, temos uma merenda mais variada, ou seja, os alunos se alimentam de produtos diversificados”, destaca a nutricionista da Secretaria Emily Bezerra Fernandes da Mota.

Um bom exemplo é a presença de queijo e frutas oferecidas. “Agora temos pera, abacaxi e o melão no cardápio. Além disso, a merenda possui uma maior oferta de frutas, legumes e verduras e menor oferta de industrializados, que é uma recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde”, explica a nutricionista.

“Retiramos por completo a salsicha e empanados do cardápio e substituímos a bebida láctea por iogurte. Para alunos com menos de um ano de idade substituímos o consumo do leite de vaca por fórmula infantil adequada para a idade”, conta.

A nutricionista ressalta que os cardápios foram elaborados especificamente para cada faixa etária de alunos e de acordo com a modalidade de ensino. “Tivemos também uma grande melhoria, que foi a adoção de pratos de vidro, que são mais higiênicos e incentivam o apetite”, disse.

Essas melhorias foram implantadas porque a prefeitura reconhece a importância do fornecimento de uma alimentação adequada para a saúde das crianças, jovens e adultos matriculados nas escolas municipais. Os estudos mostram que o consumo de uma alimentação saudável pode evitar o surgimento de enfermidades, principalmente nos primeiros mil dias da criança.  “Dessa forma, elas se desenvolverão de forma saudável e terão benefícios em todo o ciclo da vida, porque o adulto do futuro pode ter uma melhor qualidade de vida”, falou, acrescentando os benefícios que uma alimentação saudável gera, principalmente quando aplicada no início da vida.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)