Educação encerra atividades do projeto “Sementes”

Ação foi desenvolvida em parceria com o SESI e empresa Dow Química

Uma sequência de sucesso de atividades e visitas valorizando o meio ambiente e a vivência com as pessoas, resignificando com a natureza e explorando a cultura, foi o resultado do Projeto Sementes, desenvolvido durante todo o ano pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sesi e a empresa Dow Química.

As vivências atendem o currículo escolar, oportunizando aos alunos dos quartos anos, a experiência e a construção de conhecimentos. Um dos critérios usados para a escolha das unidades escolares para o projeto foi o alto índice de vulnerabilidade e bairros distantes do centro da cidade.

Através do Projeto Sementes, as crianças têm a oportunidade de ampliação de saberes, garantidos com o cronograma de visitas em diversos lugares do município, permitindo que o aluno vislumbre outros mundos além do seu. Foram cerca de 20 encontros/aulas semestrais com a professora pedagoga do SESI, Maria de Fatima de Oliveira.

O encerramento deste semestre contou com a presença de mais de 150 alunos, a equipe gestora das unidades envolvidas, os representantes do SESI e da empresa Dow, a equipe Diretoria Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação e a secretária Maria Thereza Cyrino Ferreira.

As unidades atendidas este ano foram: EMEF Verano Câmara – 50 alunos, EMEF Maria T. Ganassali – 59 alunos, EMEF Neuza Teodoro – 57 alunos e EMEF Otilia Arouca – 30 alunos. Os temas foram divididos em oito eixos, entre eles, Homem e o Meio Ambiente, Cidadania Água, Energia, Fauna e Flora nativa e Consumo Consciente.

(Marta Fernandes/PMJ)