Educação e Fatec desenvolvem projeto “Horta na Escola”

Escutar áudio do texto

As escolas municipais estão desenvolvendo o projeto “Horta nas Escolas” em parceria com a FATEC, nas unidades: EMEI Professor Irineu Idalgo Sanches (Educamais Esperança), Creche Pré-Escola Professora Geraldina de Oliveira e EMEF Professor Sílvio Silveira de Mello Filho”, para 170 alunos.

O convênio iniciou em 2017 e está alinhado com o CIEE. Os estagiários estudantes do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC estão sob a responsabilidade da orientação da professora da instituição Fernanda. Os estudantes atuam nestas escolas no período da tarde, para desenvolver atividades com os alunos.

A iniciativa leva as crianças para a prática da alimentação saudável e o conhecimento sobre o plantio e cultivo de alimentos, além do desenvolvimento da compostagem (processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo).

Os alunos participam das atividades na horta e se revezam, com o auxílio de alunos, no cuidado e manutenção. Todos os materiais utilizados na criação da horta foram provenientes de doações das próprias comunidades. O projeto tem duração de três anos.