Educação desenvolve Projeto “Vivendo Valores”

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo o projeto “Vivendo Valores” todos os meses nas escolas municipais. A iniciativa consiste em uma ação humanizadora que valoriza a gestão de pessoas e integra as unidades escolares a partir do valor humano proposto no mês.

Os objetivos principais do projeto são: Integrar a nova equipe de gestão com as equipes de carreira da Educação, desenvolver uma nova cultura organizacional pautada em valores humanos, humanizar a gestão de pessoas através da valorização das atitudes individuais e coletivas para construção de uma nova cultura de trabalho, e quebrar velhos paradigmas das relações humanas por meio dos valores.

O projeto é direcionado aos professores e funcionários em geral da rede de ensino municipal das escolas e creches. Na metodologia consta uma apresentação do valor humano do mês, proposto pela secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, em reunião mensal, com contação de histórias, dinâmicas, filmes, palestras e exposições.

É oferecido ainda um espaço para que os profissionais de vários setores da rede possam expressar suas rotinas e suas atividades no encerramento do mês, compartilhando práticas e vivências referentes ao valor proposto, além da apresentação do valor humano do próximo mês.

No início do ano foi desenvolvido um caderno com objetivos, orientações didáticas, desenvolvimento e sugestões de atividades para serem trabalhados durante o ano letivo junto com os alunos. Este material foi enviado para todas as unidades escolares, com o intuito de auxiliá-las no trabalho, de acordo com o tema escolhido.

O caderno foi pensado a partir de alguns referenciais, como: Secretaria de Educação Fundamental (Parâmetros curriculares nacionais), Margarida Serrão e Maria Alice Baleeiro (Aprendendo a ser e a conviver), Maria Redespiel (Alfabetização sem segredos: temas transversais), Diane Tillman, Diana Hsu (Programa vivendo valores na educação: atividades com valores para crianças de 3 a 6 anos), Antonio e Sylvie Craxi (Valores humanos – Uma viagem do “Eu” ao “Nós”) e Brahma Kumaris (Vivendo Valores na Escola).

Valores trabalhados – Os valores trabalhados em 2018 foram:

 Março – responsabilidade

 Abril – honestidade

 Maio – amor

 Junho – organização

 Agosto/ setembro – cooperação

 Outubro – gratidão

“Esperamos que o Projeto Vivendo Valores 2018, reflita ações sobre os princípios da ação correta, verdade e justiça, que são conceitos que levam ao aperfeiçoamento do ser humano e a prosperidade da sociedade, e que possam sensibilizar, afetar e mover todos os envolvidos na busca de soluções e de um mundo mais justo e pacífico”, disse a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

(Marta Fernandes/PMJ)