Educação de Jacareí faz parceria com jornal digital nacional

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta semana a parceria com o Jornal Joca – https://www.jornaljoca.com.br/, uma ferramenta interdisciplinar, com notícias quinzenais. Entre vários municípios brasileiros, Jacareí e Presidente Prudente foram os indicados pela professora Cláudia Costin, que é considerada uma autoridade de destaque nacional em Educação. A iniciativa será patrocinada pela Fundação Lemann.

O Jornal Joca faz matérias sobre temas de interesse das crianças e dos jovens. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o professor poderá utilizá-lo como complemento ao trabalho, com o conteúdo de todas as disciplinas. Para a equipe de gestão pedagógica, seu uso favorece a criação de projetos que se conectam com os alunos, e contribuem para a manutenção do vínculo com a escola, “de maneira instigante e prazerosa”.

“Nosso desejo em trabalhar com a rede municipal de Jacareí decorre de sua localização como um polo agregador de outros municípios da região, sua organização em relação ao trabalho a distância, e potencial consonância com nossa concepção teórica de uso do texto jornalístico nas escolas”, explicou a diretora educacional do Joca, Mônica Gouvêa.

Apoio – A intenção é que os educadores e alunos conheçam o Joca, e tenham à sua disposição um material de apoio consistente para suas aulas a distância. Foi oferecido todo o material e também um curso com quatro encontros de formação online, e um EAD de 25 horas, que poderá ser feito a seu tempo por cada professor. Ambos os cursos oferecem certificação.

A secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, afirma: “São parcerias como essas, nas quais temos formações inovadoras para nossos professores, que têm elevado os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Além disso, estamos sempre potencializando nossos programas como o ‘Jacareí Cidade Leitora’”.

Cláudia Costin – Ela, que indicou o município de Jacareí para esta parceria, é fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, FGV CEIP. Foi diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard.

Foi, ainda, ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e membro do comitê técnico do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação, que ajudou a fundar.