Educação de Jacareí dá dicas às famílias sobre como conduzir os estudos em casa

“Parceria Família X Escola” é o tema mais utilizado neste momento em que a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí está proporcionando atividades escolares para os alunos fazerem em casa. Para que esta fase aconteça de forma tranquila, foram preparadas, pela equipe pedagógica, algumas dicas importantes para que as famílias possam auxiliar seus filhos a realizarem as atividades escolares com eficiência. Confira:

Horário – As crianças precisam ter um horário fixo para fazer as atividades. De preferência, o horário que vão à escola, de manhã ou à tarde. Estabelecer uma rotina de estudo que tenha início e fim definidos. Se o tempo não for delimitado, pode acontecer de o aluno estender-se muito ou pouco demais na tarefa.  Aos poucos, a criança conseguirá concluir as atividades no tempo delimitado. Sugerimos que não passe de 1 hora e 30 minutos.

Organize um local – É importante que a criança tenha um local para estudar, de preferência um local iluminado, tranquilo e arejado, onde possa deixar seus materiais, livros, revistas, tesoura, cola, lápis de cor etc. O cérebro precisa da atenção e da intenção de aprender, ampliar ou reforçar aprendizagens. A organização externa ajuda a organização interna.

Auxilie – Motive e estimule a criança a pesquisar, buscar as respostas e ter segurança. Neste momento, é importante que os pais auxiliem e passem que, para aprender, é bom ter um ambiente saudável e seguro, que desenvolva autonomia e responsabilidade. Nunca faça pelo seu filho.

Utilize objetos lúdicos – Guarde revistas, caixa de ovos, caixas de sapatos e ofereça para que a criança coloque a criatividade para trabalhar, possa cortar e montar brinquedos, e fazer brincadeiras e jogos com estes objetos. Atividades como cozinhar e separar as quantidades de alimentos, também podem auxiliar muito na consolidação das aprendizagens.

Procure a Equipe Pedagógica – A Secretaria Municipal de Educação está com sua equipe pedagógica à disposição para auxiliar os pais no que for necessário. Entre em contato para dúvidas e sugestões. Clique aqui!