Educação apresenta “Jacareí Cidade Leitora” para autoridades locais

A Secretaria Municipal de Educação apresenta o programa “Jacareí Cidade Leitora” para secretários, vereadores e membros da Academia Jacareiense de Letras na próxima quinta-feira (19), às 19 horas, na Biblioteca Municipal “Macedo Soares” (Av. Nove de Julho, 215, Centro).

O programa foi lançado há um mês pela Prefeitura de Jacareí para os professores da rede municipal de ensino. Um dos objetivos da iniciativa é o fortalecimento da Biblioteca Municipal como ambiente difusor de conhecimento. No âmbito do programa serão realizados novos cursos de aperfeiçoamento como “Informática para pessoas com deficiência visual” e “Empreendedorismo”, com formação voltada para ampliar as possibilidades econômicas e sociais dos indivíduos. Será implantado ainda o projeto “Ponto MIS”, na Biblioteca Municipal do Parque Meia-Lua, com sessões gratuitas de cinema todas as quartas-feiras.

Um dos eixos do programa é a qualificação e formação das equipes das Bibliotecas Municipais. Durante o mês de março todos os servidores passaram por doze dias de treinamento intensivo, tendo contato com as novas possibilidades do sistema de gestão de acervos utilizado na Biblioteca, que teve sua capacidade ampliada, através da aquisição de novos módulos de funcionalidades em fevereiro de 2018.

As novas ferramentas tecnológicas, que serão disponibilizadas em todas as Bibliotecas Municipais, permitirão ao usuário pesquisar com autonomia nos acervos das Bibliotecas, renovar e reservar livros através da internet, sem precisar se deslocar. Acontecerá, ainda, a integração dos acervos das bibliotecas em uma única base de dados, ampliando as possibilidades dos usuários.

Em comemoração aos 110 anos da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, será realizada a qualificação dos acervos do município, com a distribuição de 110 livros de títulos selecionados da literatura infantil nacional. Os livros adquiridos serão distribuídos para a coletânea de práticas inovadoras de leitura no ambiente escolar.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)