Educação Alimentar é tema de encontro no EducaMais Jacareí

Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelas escolas municipais

As “Práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) 2018” foram apresentadas pelas escolas municipais na última quinta-feira (29) no EducaMais Jacareí. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu profissionais do setor de Nutrição da Secretaria, nutricionistas da empresa contratada para o fornecimento da alimentação escolar (SHA) e professores da rede municipal.

Para a nutricionista Emily Bezerra Fernandes da Mota, “é uma alegria poder participar do primeiro evento que divulga as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) das escolas municipais de Jacareí. Desejamos e uniremos forças para que eventos como este possam continuar acontecendo, pois estas ações precisam ser valorizadas e incentivadas”, destacou.

O público presente pode conhecer as atividades de EAN durante o encontro. Foram apresentadas as ações desenvolvidas na 2ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O município de Jacareí participou da Jornada, sendo representado pela escola Lamartine Delamare.

A nutricionista explica ainda que a EAN, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Emily ressalta que se deve considerar todas as fases do curso da vida, ou seja, as atividades de EAN devem ser planejadas e realizadas considerando a idade dos alunos. “Realizar atividades de EAN nas escolas significa garantir que as crianças e jovens e demais alunos recebam dentro do ambiente escolar, informações a respeito da importância das escolhas saudáveis na hora de alimentar-se, tanto na escola como fora dela”, disse.

“É importante que, para além da informação, os alunos experimentem a alimentação saudável na prática, também com o objetivo de formação. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação realizou diversas melhorias no cardápio da alimentação escolar de nossos alunos”, aponta a nutricionista.

As ações de EAN nas escolas objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e sua qualidade de vida.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)