Educação abre credenciamento de Oficinas Pedagógicas

O edital foi publicado no último boletim oficial do dia 08

Os interessados em apresentar propostas para Oficinas Pedagógicas Culturais e prestar serviços para o município como Educador de Oficinas, dentro da grade de programação desenvolvida no âmbito educacional, cultural, esportivo e artístico, podem se inscrever pessoalmente, no período de 11 a 15 deste mês, das 8h às 17h, de 2ª a 6ª feira, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Lamartine Delamare, nº 69 – Centro, no Departamento Pedagógico.

As oficinas serão realizadas nas EMEFs e EMEIFs participantes do Programa de Educação em Tempo Integral. As propostas deverão contemplar atividades que propiciem a ampliação do conhecimento por meio de pesquisa, prática, vivências e experimentações artísticas e culturais; de apreciação e contextualização de forma lúdica, prazerosa, desafiadora, investigadora; e promovam o diálogo, a reflexão.

As oficinas compreendem as seguintes temáticas:

– Oficinas de Cultura e Movimento: Jogos, danças, esportes, ginásticas, lutas e outros;

– Oficinas de Arte: Artes Visuais, teatro, música, dança e outros;

– Oficinas de Linguagem: Leitura, Produção de texto, escrita, comunicação, oralidade e outros;

– Oficinas de Pensamento Matemático: Experiências matemáticas, raciocínio lógico, resolução de problemas, educação financeira, jogos matemáticos e outros;

– Oficinas de Cidadania: Meio ambiente, sustentabilidade, Projeto de Vida, horta e outros;

– Oficinas de Orientação: monitorias de Português, Matemática e outros.

Propostas – As propostas deverão especificar os conteúdos de cada modalidade. Os profissionais deverão apresentar as propostas e comprovar conhecimento e experiência na respectiva modalidade. As oficinas deverão ser realizadas de forma a estimular a criatividade, autonomia, participação cooperativa, a convivência em grupo, autoconhecimento e o desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos alunos. As atividades deverão ser atrativas, levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, despertar a curiosidade, propor desafios e apresentar caráter lúdico.

Poderão participar do processo de seleção todos os profissionais das áreas educacionais e afins, artísticas e culturais, maiores de 18 anos de idade, que apresentarem perfis compatíveis com os objetivos e natureza das modalidades das Oficinas. As atividades propostas deverão ser adaptáveis para espaços diversos, como auditório, salas multiuso, espaços alternativos e ambientes externos.