Editais ProAC Municípios estão com as inscrições abertas até 3 de junho

A Fundação Cultural de Jacarehy e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulolançaram em 2019 mais três editais no município de Jacareí. Ao todo, entre final de 2018 e início de 2019, o “CONCURSO Jacareí Cidade Viva – Cultura que Pulsa” têm R$ 290 mil para investimentos diretos em iniciativas culturais e fazem parte do Programa de Ação Cultural (ProAC) Municípios.

O ProAC Municípios é uma nova forma de financiamento, fomento e difusão da cultura que o Governo Estadual realizou repasses entre R$ 100 mil a R$ 300 mil para cidades, de acordo com o tamanho de cada uma delas. Para ter acesso a esse recurso, as cidades tiveram que enviar suas propostas e cumprir requisitos relacionados à gestão pública da área cultural.

Segundo Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, essa é uma conquista importante para cidade, pois fortalece a Política Pública Municipal de Cultura. “Além de ter um bom projeto, a cidade precisou comprovar o funcionamento do nosso Sistema Municipal de Cultura. A aprovação de Jacareí no ProAC Municípios demonstra a seriedade e compromisso de nossa gestão com o desenvolvimento cultural”, destaca.

Serão selecionados quatro projetos e quatro suplentes que contemplem a realização de eventos de pequeno porte e arte integrada no município de Jacareí, com prêmios de R$ 8 mil cada.

Serão selecionados três projetos e três projetos suplentes que contemplem programação cultural dentro de um espaço independente na modalidade Territórios Culturais na cidade de Jacareí e que também poderão vir a incluir um plano de investimento que amplie a autonomia desse espaço, com prêmios de R$ 25 mil cada.

Na modalidade Arte Visual Urbana (pintura de rua, grafite e muralismo) outros dois projetos e dois suplentes serão selecionados com prêmio de R$ 8 mil cada.

PLANO DE TRABALHO – Cada projeto deverá apresentar um plano de trabalho a ser realizado com a verba proveniente deste edital (devidamente descritos no plano de trabalho submetido a seleção deste edital) com duração máxima de quatro meses a partir do recebimento da 1ª parcela do prêmio.