Domingo (18) tem mais uma etapa do Mutirão de Castração

No próximo domingo (18) tem mais uma etapa do Mutirão de Castração promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, no mesmo local do mês passado onde os trabalhos foram iniciados, na EMEIF Professor Tarcísio Francisco Barbosa, no bairro Primeiro de Maio.
Serão castrados os animais deste bairro e do Jardim Alvorada que fizeram cadastro, além de animais das ONG´s e Protetores. Para o próximo mutirão, que será no dia 11 de março, as pessoas destes dois bairros que já fizeram cadastro deverão comparecer na Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Lamartine Delamare,153, Centro, a partir de 21 de fevereiro, para retirar a senha.
No primeiro dia do mutirão, 21 de janeiro, foram castrados 172 animais durante a ação, que contou com a ajuda de profissionais da prefeitura, das ONG’s e protetores voluntários. Esses animais que estão sendo castrados são do bairro 22 de Abril, local onde que a Secretaria de Meio Ambiente já fez o RGA (Registro Geral Animal).
Nesta fase estão sendo castrados os animais (cães e gatos) com faixa etária de seis meses a sete anos, devido ao alto índice de reprodução. Também foram disponibilizadas vagas para as ONG´s. Para a gerente de Proteção Animal Joelma Prilips, a castração é de suma importância tanto para o controle populacional (crias indesejadas) bem como para a saúde do animal. O serviço de castração é destinado, gratuitamente, à população proprietária de cães e gatos, residentes em Jacareí.
RGA – Para melhor atendimento aos munícipes, a Prefeitura de Jacareí informa que o horário do serviço de cadastramento do RGA, de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Meio Ambiente (rua Lamartine Delamare, 153, Centro) é das 8h15 às 12h e das 13h às 16h30, com RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação.
A Gerência de Trabalho Comunitário de Proteção Animal lembra ainda que para os animais participarem do programa de Mutirão de Castração devem estar cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente para obter o RGA. Os interessados devem procurar a Secretaria ou as ONG´s da cidade. O RGA é a maneira mais eficiente para a identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)