Domingo (16) tem o primeiro “Viver o Viveiro” do ano

No próximo domingo (16) será realizada a primeira edição do projeto “Viver o Viveiro” deste ano. E será das 8h às 16h. O evento, promovido pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, oferece um dia em meio à natureza, com trilhas, oficinas e uma programação extensa de atividades para toda a família.

Para a trilha, é necessária a utilização de repelente, tênis, calça comprida e boné. Haverá inscrição com 10 minutos de antecedência. O endereço do Viveiro Municipal é Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39 – Campo Grande, tel. (12) 3953-6822.

Nos meses seguintes, o projeto acontecerá sempre no último domingo do mês, no mesmo horário (8h às 16h).

Confira todas as ações deste domingo (16):

Das 8h às 9h20 – *TRILHA ECOLÓGICA MODERADA – 30 participantes

Das 8h30 às 16h30 – PIQUENIQUE

Das 8h30 às 16h30 – PÉ DE LIVRO e VARAL DE POESIAS – com Silvana Conterno

Das 8h30 às 16h – ORIENTAÇÃO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: usos e cultivos

Das 8h30 às 15h30 – VIVÊNCIAS AMBIENTAIS e BRINCADEIRAS: bambolê, jogo da memória, pula corda, pula elástico, perna-de-pau, pula-pula, ping-pong, “que bicho sou eu? ”

Das 9h30 às 10h30 – YOGA, com a professora Danielle Gonçalves

Das 9h30 às 11h – OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO CARNAVALESCA traga sua camiseta, shorts e venha fazer com a gente! – 15 participantes

Das 10h às 11h – *TRILHA ECOLÓGICA LEVE – 30 participantes

Das 10h30 às 11h30 – DOAÇÃO DE PLANTAS:  medicinais, frutíferas e nativas

Das 11h às 11h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA:   “O Carnaval do Jabuti e Outras Histórias” – Cia Terezinha

Das 11h30 às 12h30 – OFICINA DE CONFECÇÃO DE MÁSCARAS DE CARNAVAL – Cia Terezinha – 30 participantes

Das 13h30 às 15h – OFICINA SUSTENTÁVEL DE ACESSÓRIOS CARNAVALESCOS com tiaras, pulseiras, colares – 15 participantes

Das 14h às 15h – *TRILHA ECOLÓGICA LEVE – 30 participantes

Das 15h às 16h – DOAÇÃO DE PLANTAS:  medicinais, frutíferas e nativas

Das 15h às 16h – MARCHINHAS DE CARNAVAL

Viveiro – O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura”, localizado em 600 mil metros quadrados de área verde no bairro Campo Grande, é um patrimônio natural na zona urbana de Jacareí. Foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, conhecido como “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007.

O Viveiro tem uma ampla e diversificada flora que abrange árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica. Abriga diversos animais, como lagartos, tatus, esquilos, cobras, tucanos, jacus, papagaios, aranhas, borboletas, louva-deus, dentre outros.

Além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço um Casarão Centenário, da época em que era uma fazenda de café. Tem, ainda, um anfiteatro, bambuzais, composteira, jardim de plantas medicinais, estufa para produção de mudas medicinais que são doadas aos munícipes, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade, cinco nascentes perenes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul e algumas trilhas ecológicas, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer mais sobre a fauna e a flora local, além de ampliar e potencializar as sensações e percepções referentes à biodiversidade do lugar.