Documentário ‘Tecendo Memórias’ será lançado amanhã (21), em Jacareí

Escutar áudio do texto

O documentário ‘Tecendo Memórias’, que retrata o modo de fazer tapetes da Manufactura de Tapetes Santa Helena, será lançado nesta quinta-feira (21), às 19h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

O filme foi produzido pelas empresas Jequitibá Cultural e Vento de Maio e CCR Nova Dutra e tem o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy ‘José Maria de Abreu’

Dona de uma história que passa pela 1ª Guerra Mundial, Revolução Russa, húngaros em São Paulo e Palácios Governamentais, a Manufactura de Tapetes Santa Helena, a primeira indústria a fazer tapetes artesanalmente no Brasil, mudou-se de São Paulo para Jacareí em 1951.

Seu principal produto eram tapetes feitos com nós, ao estilo persa, e que conquistaram as casas da elite brasileira, além de palácios e alguns lugares no exterior.

Em 1990, o prédio que abrigou a Manufactura em Jacareí foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Porém, naquela época, não havia o registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial. Assim, após o fechamento do Santa Helena em 1991, o conhecimento técnico da confecção desses tapetes nodados ficou guardado apenas na memória das mulheres que lá trabalharam como tecedeiras.

Com o propósito de recuperar esse saber, os envolvidos neste projeto conseguiram fazer uma pesquisa que reuniu materiais que contam a história do Santa Helena e que reuniu pessoas que mostram como se fazem os tapetes nodados da antiga Manufactura.

Serviço:

Filme: Santa Helena – tecendo memórias

Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí (LIC)

Direção: Victor Hugo Martins e Sílvia Bigareli

Ano: 2019

Gênero: Documentário

Duração: 30min