Diretoria de Trânsito investe R$ 708 mil repassados pelo programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Escutar áudio do texto
Semáforo instalado na avenida São Jorge, no bairro Cidade Salvador – Foto: Cristina Reis/pmj

A Diretoria de Trânsito está investindo os R$ 708 mil repassados pelo governo estadual por meio do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os investimentos estão sendo feitos na ampliação da rede de semáforos, na realização de blitz, simulados de acidentes, construção de faixas elevadas, fiscalização aleatória, de educação para trânsito e outras ações.


De acordo com o diretor de Trânsito, Giovanni Furquim, foram instalados 8 novos semáforos em cruzamentos na cidade, sendo que cinco deles têm contagem de tempo tanto para pedestres como para motoristas. “A contagem de tempo para os motoristas reduz em 30% os casos de avanços no sinal fechado e as colisões”, afirma Furquim.


Foram instalados semáforos em cruzamentos de grande movimento na região central, como os da rua Olímpio Catão com as ruas Barão de Jacareí com Rui Barbosa e também em bairros como o Cidade Salvador, que recebeu semáforos nos cruzamentos da avenida São Jorge com as ruas Cruzeiro e Santo Ivo.


Entre as ações de educação e segurança no trânsito foram realizadas blitze educativas e de fiscalização, dois simulados de acidentes, um na avenida Lucas Nogueira Garcez e outra na avenida Siqueira Campos.


No mês de setembro, durante a realização da Semana Nacional de Trânsito, foram abordados 230 veículos nas blitze e a simulação de acidente na avenida Siqueira Campos, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), da Guarda Civil, agentes de Trânsito e outros. Também foram realizadas ações da campanha Faixa Cidadã, para conscientizar os motoristas a respeitarem os pedestres nas faixas em cruzamentos onde não há sinalização semafórica.


O Movimento Paulista é uma ação do Governo do Estado em parceria, inicialmente, com 15 municípios, sendo que Jacareí é um deles. O objetivo é reduzir à metade o número de mortes em acidentes de trânsito até o ano de 2020.
(Secretaria de Comunicação)