Dia Nacional do Patrimônio Cultural é celebrado com palestra no MAV

Escutar áudio do texto

Nesta sexta-feira (17), o patrimônio arquitetônico de Jacareí é debatido pelo professor Carlos Niemeyer

É celebrado em agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, valorizando todos os bens de natureza material e imaterial, portadores de identidade, memória, diversidade e tradição.

Durante todo o mês, a Fundação Cultural de Jacarehy expandiu as comemorações dessa data e transformou agosto no ‘Mês do Patrimônio Cultural’, ressaltando a importância da história de Jacareí para o município e para a região.

Nesta sexta-feira, 17, marcando o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) recebe às 19h, a palestra ‘Patrimônio Arquitetônico de Jacareí’, ministrada pelo professor Carlos Niemeyer.

A data foi instituída em 1998, ano do centenário do jornalista, historiador e primeiro presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Rodrigo Melo Franco de Andrade.

De acordo com o decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, no qual ampliou o artigo 126 da Constituição Federal, os modos de criar, fazer e viver, reforçando tanto as manifestações artístico-culturais como também as criações científicas e tecnológicas de valor histórico são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro.

A entrada para a palestra é gratuita e não é necessária inscrição antecipada. O MAV fica localizado na Rua XV de Novembro, 143 – Centro.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)