Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado com palestra lúdica motivadora

A data foi comemorada nesta sexta-feira (20), no auditório da Secretaria de Educação

Celebrando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Assistência Social de Jacareí preparou uma manhã de motivação para os usuários das unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no auditório da Secretaria de Educação.

A sexta-feira (20) antecipou as comemorações da data, oficializada no dia 21, com a missão de conscientizar os presentes sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência abriu o encontro, reforçando o papel do conselho na discussão de políticas públicas que assegurem os direitos de todos.

A secretária de assistência social, Patrícia Juliani, compartilhou a importância da data. “São mais de 23 anos de profissão, como fisioterapeuta, em que aprendo sobre paciência e resiliência com os PCD’s. Eles me ensinam sobre superação e as limitações de cada um. A acessibilidade é para todos e precisamos de uma cidade também acessível para todos”, disse.

Depois, a manhã seguiu com alegria com a palestra show ‘Muros e Grades São Invenções Humanas’ da Ariadne Pereira Antico, uma jovem artista que mesmo com a confirmação do diagnóstico, trocou os seus obstáculos por realizações e hoje está a frente do projeto Ser Deficiente. “A gente não escolhe o fato, mas podemos decidir o que fazer com ele. É necessário sair da zona de conforto”, ressaltou Ariadne.

A palestra também abordou temas como bullying, superação e histórias de vidas de uma PCD.